Iniciativas do MDM
Realizou-se em Lisboa, no dia 7, no Museu do Aljube, uma sessão evocativa intitulada «Heroínas Africanas na Luta de Libertação contra o Colonialismo Português». Organizada conjuntamente pelo Movimento Democrático de Mulheres e pela Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, a iniciativa contou com testemunhos de Deolinda Rodrigues, de Angola; Titina Silá, da Guiné-Bissau, e Josina Machel, de Moçambique.
A embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Lichale, presidiu à sessão onde foram lidos textos alusivos ao tema e inaugurada uma exposição em que se realça não apenas protagonistas da luta contra o colonialismo português, mas também a luta de solidariedade das mulheres portuguesas para com os movimentos independentistas daqueles países nas duras condições do fascismo.
Já a 1 de Junho, coincidindo com o Dia da Criança, o Núcleo do MDM na Madeira promoveu uma conferência sobre a educação na infância para a igualdade e para a não violência de género, na qual intervieram Sílvia Vasconcelos, do Conselho Nacional do MDM, Adelaide Ribeiro, professora, e Manuela Parente, psicóloga clínica. Dois dias antes, a 30 de Maio, mas em Mora, o Movimento levou a cabo mais uma Oficina para a Igualdade, ocorrida no âmbito do projecto «Mulher Q Vive +aQui» e em colaboração com a Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Mora.