Direcção da Frelimo prepara Congresso
Terminou no sábado, 27, em Maputo, uma reunião de dois dias do Comité Central da Frelimo, que analisou a situação política, económica e social em Moçambique. A IV Sessão Extraordinária do Comité Central decorreu sob o lema «Unidade, Paz e Desenvolvimento: Frelimo, a Forca da Mudança» e tratou também da preparação do XI Congresso do Partido, em Setembro, na Matola. Ao longo dos trabalhos, informa a AIM, os dirigentes do partido que governa o país desde a independência encorajaram o presidente da Frelimo e da República, Filipe Nyusi, «a continuar com os esforços para o restabelecimento da paz efectiva» em Moçambique. A direcção da Frelimo considerou que «depois de um período de contracção económica e instabilidade político-militar, a situação política do país está estável, rumo a uma paz efectiva». Congratulou-se com as perspectivas de uma boa campanha agrícola neste ano e com a «tendência de estabilização do metical».
Discursando no final da reunião, Filipe Nyusi saudou os contributos dos participantes e enalteceu o «espírito de unidade e coesão que prevaleceu no final dos debates».
Numa altura em que a Renamo declarou uma trégua ilimitada para negociação de um acordo de paz com o governo, Nyusi referiu que os militantes da Frelimo devem posicionar-se como «mensageiros da paz, esperança e de reconciliação».