Festa da Vitória e da paz
O 72.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo foi assinalado anteontem, 9, em dezenas de cidades na Federação Russa. O acto central decorreu em Moscovo e incluiu uma parada militar e o desfile do «Regimento Imortal», iniciativa que nos últimos anos ganhou força e neste momento mobiliza centenas de milhares de pessoas em todo o mundo num tributo aos que combateram o nazi-fascismo.
Em Lisboa, no domingo, 7, na Alameda D. Afonso Henriques, realizou-se a Festa da Vitória e da Paz, que incluiu também o desfile do «Regimento Imortal» (na foto). Organizada pela Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+, à festa compareceram imigrantes de países que constituíam a União Soviética e muitos portugueses.
O embaixador da Federação Russa em Lisboa, Oleg Belous, e o representante em Portugal da agência Rossotrudnitchestvo, Vladimir Luzguine, marcaram presença na celebração em que intervieram Levy Baptista, presidente do Conselho Directivo da Associação Iúri Gagárin, e Marina Ustiujanina, em nome do Conselho das Associações de Imigrantes dos Países de Leste.
Ao longo de toda a tarde actuaram grupos e intérpretes russos, ucranianos e moldavos, assim como a portuguesa Luísa Basto e as Cantadeiras de Essência Alentejana.