Corrupção na empresa de água «Canal Isabel II»
O ex-presidente da Comunidade Autónoma de Madrid, Ignacio González (PP), foi detido pela polícia, dia 19, no quadro de uma investigação sobre corrupção na empresa pública de abastecimento de água «Canal Isabel II».
Para além daquele responsável, a polícia deteve outros suspeitos e efectuou buscas nas instalações da empresa e em residências particulares.
Já em Março do ano passado tinha sido aberto um processo sobre facturas falsas emitidas pela empresa pública de água de Madrid, como forma de encobrir o financiamento ilegal do Partido Popular, durante a campanha das eleições das autonomias de Maio de 2015.
Neste caso, González, que presidiu ao Canal quando era vice-presidente da comunidade de Madrid, é acusado de compras fraudulentas no estrangeiro, branqueamento de capitais e financiamento irregular.
Os actos praticados estão relacionados com a estratégia de expansão da empresa na América Latina. Segundo a imprensa espanhola, os responsáveis do Canal são suspeitos de terem declarado aquisições de empresas por um valor acima do real, apropriando-se da diferença, através de contas bancárias na Suíça.