Actual
Vale a pena lutar!
Actual
Desculpem, mas a coisa funciona assim!
Actual
Antes que seja tarde
Crónica Internacional
Eleições em França
A talhe de foice
Revoluções
PCP
Abril na vida das mulheres
A Revolução de Abril constitui um dos mais importantes acontecimentos da história de Portugal para a luta emancipadora das mulheres, tendo posto fim à situação de opressão e exploração, de ausência de liberdades e direitos, de atraso social e pobreza a que o fascismo as sujeitou, bem como ao povo e ao País.
Todos ao 1.º de Maio <br>para exigir valorização
COMEMORAÇÃO Para este 1.º de Maio, dia de festa e de luta, a CGTP-IN apontou como tema principal a exigência de valorização do trabalho e dos trabalhadores, devendo reflectir-se nos salários, no emprego, na contratação colectiva, nos horários de trabalho e nos serviços públicos.
Valores de Abril vivem e projectam-se no futuro
COMEMORAÇÕES Por todo o País, em múltiplas e diversificadas iniciativas em que participaram muitos milhares de pessoas, comemorou-se mais um aniversário da Revolução de Abril, realçando a perenidade e actualidade dos seus valores e conquistas.
Almadenses chamados a participar na caminhada de progresso
ALMADA Joaquim Judas e José Manuel Maia encabeçam as listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, foram apresentados, dia 21, os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho.
Propostas para solucionar problemas da habitação em Lisboa
HABITAÇÃO A CDU realizou uma tribuna pública sobre o tema «O direito à habitação na cidade de Lisboa». João Ferreira apresentou propostas para resolver situações que apenas beneficiam o especulador imobiliário.
Aumentar e reforçar a CDU para intervir em Portimão
PORTIMÃO Isidro Vieira e Lurdes Melo são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente. Integram uma «equipa» capaz de resolver os problemas deixados pela gestão PS.
Dar voz às gentes de Albufeira
Paula Vilallonga em Vila do Bispo
Comemorar e lutar por Abril
CDU apresenta-se como alternativa em Aveiro
«Que seja agora» em Gondomar
Breves
PCP rejeita programas do Governo e quer continuar a repor e conquistar direitos
ALTERNATIVA O PCP rejeita o conteúdo do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas do Governo e insiste na ruptura com os constrangimentos e na construção da política patriótica e de esquerda.
Em Monforte, Jerónimo de Sousa acusa PS de ser «mais papista do que o Papa»
PORTALEGRE Jerónimo de Sousa participou, domingo, 23, num almoço em Monforte no qual acusou o Governo de querer ir mais longe do que a UE em matérias prejudiciais ao desenvolvimento do País.
Exposição evocativa de Óscar Lopes no Porto
Aumento do abono é limitado mas de «grande significado»
O Militante
Faleceu Salomé Branco
Três pérolas
Trabalhadores das autarquias <br> exigem respostas céleres e efectivas
CONTESTAÇÃO A manifestação de dia 21 deixou o aviso de que, apesar dos avanços, os principais problemas continuam por resolver e os trabalhadores não aceitam continuar reféns do défice e da dívida.
Não docentes manifestaram-se <br>por condições melhores
ESCOLAS A manifestação de dia 21, em Lisboa, deixou claro que os compromissos do Governo têm de dar lugar a medidas urgentes, como a integração de quem tem vínculos precários e a contratação de mais pessoal não docente.
Petrogal, Governo e ASF <br>têm de parar o ataque
Luta na INCM
Urgências dos polícias levadas ao PM
Greves parciais no Tejo
Evocar Abril na AR para fazer o que falta cumprir
«Não só é possível como necessário, com a força do povo, construir um País mais justo e solidário», afirmou na AR Jorge Machado.
PCP rejeita imposições da UE que condicionam a soberania e a resposta aos problemas
O PCP reafirma a rejeição do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas, interpretando-os como peças de «condicionamento das opções soberanas do País».
Parlamento inviabiliza diploma do PCP para travar «negócio desastroso» do Novo Banco
O projecto de lei do PCP para travar a venda do Novo Banco e proceder à sua integração no sector público bancário foi inviabilizado no Parlamento.
Aprovada salvaguarda desse símbolo da resistência que é o Forte de Peniche
O Parlamento aprovou uma recomendação proposta pelo PCP para a recuperação, requalificação e valorização do Forte de Peniche.
Guarda conjunta de menores para efeitos de IRS
Proteger os direitos de todos trabalhadores migrantes
Por mais direitos para as pessoas com deficiência
Eliminar corte no subsídio de desemprego
Museu da Resistência em Peniche é um projecto com futuro
ENTREVISTA José Pedro Soares, o primeiro subscritor da petição «Forte de Peniche – em defesa da memória, resistência e luta», afirmou em declarações ao Avante! que a acção dos democratas e antifascistas obrigou o Governo a recuar na intenção de privatizar aquele símbolo da repressão e da luta contra o fascismo.
Música e poesia em prol da paz no concerto do CPPC em Lisboa
CPPC O Concerto pela Paz, que levou centenas de pessoas ao Fórum Lisboa no sábado, 22, revelou uma vontade crescentemente partilhada de, em tempos incertos, unir vontades em defesa da paz.
Encerramento de agências da CGD traz indignação a Lisboa
Abril – paz e lutas mil!
O Comité Nacional Preparatório (CNP) de Portugal do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE) pintou um mural, no dia 18 de Abril, numa estrutura amovível, na Praça dos Restauradores, em Lisboa. Com esta iniciativa, o CNP associou-se às comemorações do 25 de Abril, afirmando que os valores da paz e da solidariedade, valores presentes na história do FMJE, são também valores de Abril, valores presentes nas lutas quotidianas da juventude portuguesa.
O mural, que se integra na campanha lançada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação «Sim à paz, não à NATO – contra a cimeira da NATO em Bruxelas de 2017», visa ainda promover em Portugal do 19.º FMJE, que se realiza de 14 a 22 de Outubro de 2017 em Sochi, Rússia, e do Acampamento pela Paz, que decorrerá entre 28 e 30 de Julho em Évora.
Comemorar a Revolução de Outubro
Franceses penalizam partidos dominantes
PRESIDENCIAIS A primeira volta das eleições presidenciais francesas, realizada dia 23, foi ganha pelo neoliberal Emmanuel Macron, seguido pela candidata da extrema-direita Marine Le Pen.
Grécia esmaga despesa pública para agradar à troika
As contas públicas da Grécia registaram no ano passado um excedente primário de 3,9 por cento do PIB, quase oito vezes mais do que exigia o programa de resgate.
Britânicos convocados às urnas para dar força ao «Brexit»
Rajoy tenta travar remunicipalizações
Ataque à maternidade
Bolivarianos na rua defendem revolução
O povo da Venezuela tem-se manifestado pela soberania e o progresso protagonizados pelo processo bolivariano, pela democracia e a paz que o governo defende face à violência opositora.
PCP solidário com luta de presos palestinianos
EUA em África brincam com o fogo
Do heroísmo à firmeza
Instalar na antiga sede da PIDE/DGS no Porto um espaço que preservasse e projectasse a história da resistência antifascista é uma aspiração que remonta ao dia em que a polícia política foi escorraçada do edifício da Rua do Heroísmo e os presos dali libertados. O sonho foi agora concretizado fruto da determinação da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), que nunca desistiu.
Lénine – Entre duas revoluções
Lénine desenvolveu e enriqueceu a herança teórica de Marx e Engels em novas condições históricas, no fogo das batalhas revolucionárias do proletariado russo que assinalaram o alvorecer do século XX.