Privatizações em debate

«O pú­blico é de todos, o pri­vado é só de al­guns» é o lema do de­bate sobre as pri­va­ti­za­ções, que tem lugar esta tarde, em Lisboa, na sede da Fe­de­ração de Sin­di­catos de Agri­cul­tura, Ali­men­tação, Be­bidas, Ho­te­laria e Tu­rismo. Além da Fe­saht/​CGTP-IN, na or­ga­ni­zação desta ini­ci­a­tiva estão também en­vol­vidos o STAL, o Sin­di­cato dos Fer­ro­viá­rios (SNTSF) a Fe­de­ração da Função Pú­blica (FNSTFPS).

No de­bate – que se in­tegra na «se­mana in­ter­na­ci­onal de luta contra as pri­va­ti­za­ções e em de­fesa dos ser­viços pú­blicos e das fun­ções so­ciais dos es­tados», pro­mo­vida pela União In­ter­na­ci­onal de Sin­di­catos dos Ser­viços Pú­blicos e Si­mi­lares, es­tru­tura da Fe­de­ração Sin­dical Mun­dial (FSM) – de­verão in­tervir re­pre­sen­tantes de tra­ba­lha­dores e utentes.

Uma nota di­vul­gada pelos pro­mo­tores re­fere como ob­jec­tivos «fazer o ba­lanço das pri­va­ti­za­ções em Por­tugal, ana­lisar os avanços e re­cuos ve­ri­fi­cados nos di­versos sec­tores e iden­ti­ficar ob­jec­tivos co­muns ou con­ver­gentes na luta pela gestão pú­blica de fun­ções e ser­viços es­sen­ciais».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Medidas políticas e luta <br>para valorizar os salários

REI­VIN­DICAÇÃO O re­la­tório da OIT sobre sa­lá­rios veio con­firmar o apro­fun­da­mento das de­si­gual­dades na re­par­tição do ren­di­mento, mas a CGTP-IN sa­li­entou que não basta cons­tatar a si­tu­ação, urge va­lo­rizar o tra­balho.

Eurest e TAP condenadas

Por abuso do período experimental, para despedir uma trabalhadora, a Eurest foi condenada a pagar quase quatro mil euros, valor correspondente a todos os salários até ao final do contrato. O Sindicato da Hotelaria do Norte, que deu a notícia esta segunda-feira, dia 3, relatou que há...

Jerónimo de Sousa saudou CT

«Não se alterou a natureza da exploração, nem as CT se tornaram dispensáveis», pelo contrário, «continua a ter validade e actualidade o seu papel para a unidade dos trabalhadores», afirma o Secretário-geral do PCP, na saudação que enviou...