Requalificação urbana
A Câmara de Sobral de Monte Agraço está a investir 1,1 milhões de euros na requalificação urbana da vila. O presidente da autarquia, José Alberto Quintino, que é também primeiro candidato da CDU àquela autarquia, salientou em declarações à Lusa que o investimento pretende «melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, criando zonas de lazer e mais amigas do ambiente e contribuindo para a dinamização da economia».
Em execução estão já as obras de requalificação do Largo Álvaro Pipa Correia, um espaço verde junto à saída Norte da vila, onde vai ser colocado novo mobiliário urbano, vão ser plantadas novas espécies arbóreas e efectuados arranjos urbanísticos. Também o parque infantil aí localizado vai ser recuperado.
A Câmara deverá lançar em breve concurso público para a requalificação da zona envolvente ao pavilhão multiusos, com colocação de novo pavimento e criação de uma nova zona de lazer.
Em 2018, o município vai avançar com a terceira e última fase das intervenções: a remodelação dos Paços do Concelho, orçada em meio milhão de euros.
As obras estão integradas no Plano de Acção para a Regeneração Urbana e, após candidatura a fundos comunitários, obtiveram uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85 por cento do investimento total.