Breves
Confiança em Alenquer
O cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Alenquer é Ernesto Simões Ferreira, operário qualificado na Exibe/Tudor. Natural de Alenquer, o candidato integra a Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira e a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP.
Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Abrigada, concelho de Alenquer, na Assembleia de Freguesia e na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Tem integrado as listas da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa à Assembleia da República.
Actualmente é vereador, em regime de substituição, na Câmara de Vila Franca de Xira, membro da Comissão de Trabalhadores da Exide/Tudor e integra o Comité Europeu do Grupo Exide e o seu Comité Restrito. Tem a função de coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa e integra a Direcção do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas e a Direcção Nacional da FIEQUIMETAL, sendo ainda presidente do Conselho Fiscalizador da União dos Sindicatos de Lisboa.
Reforçar a CDU
No dia 3, em Arronches, eleitos e activistas da CDU, depois de analisar a situação política e social, falaram sobre a importância e a necessidade em dar mais força à Coligação PCP-PEV, também, nas eleições autárquicas. No encontro avançou-se com a necessidade de intensificar, no concelho, as medidas de apoio e protecção aos jovens, criar condições para a estabilidade no emprego, dar combate à privatização da água e ao aumento das taxas de recolha dos resíduos sólidos, assim como de reivindicar a regionalização, dar combate à precariedade e exigir o respeito pelo Poder Local Democrático, nomeadamente no processo de descentralização de competências.
A CDU definiu ainda as linhas gerais para a constituição das listas à Câmara e Assembleia Municipal, mas também a todas as freguesias do concelho.
Candidatos para Sintra
A Casa da Cultura de Mira-Sintra acolhe no próximo sábado, 25, a apresentação pública dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Sintra, respectivamente Pedro Ventura e António Filipe.
Leiria
Anabela Batista e Filipe Reis são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Leiria, respectivamente. Na sessão de apresentação, no sábado, 18, no Museu da Imagem em Movimento, a concorrente à presidência municipal realçou que na CDU é firme a vontade de alterar «o modelo de gestão e dinâmica autárquica em Leiria, com a certeza de que o projecto apresentado pela CDU representa um avanço efectivo na qualidade de vida das populações e uma necessária melhoria para o concelho». Anabela Baptista realçou, por isso, a necessidade do reforço da Coligação PCP-PEV como factor central para a alteração da natureza de direita das políticas municipais, conduzidas pelo PS.
Anabela Baptista, de 43 anos, natural e residente em Leiria, é advogada. Independente, é membro do Núcleo de Leiria do Movimento Democrático de Mulheres.
Filipe Reis, de 36 anos, natural de Figueiró dos Vinhos e residente em Leiria, é operário metalúrgico. É membro da Comissão Concelhia e da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP. É dirigente associativo cultural e membro da Assembleia Municipal de Leiria.
Ourique
O professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico e militante do PCP José Filipe Estevens é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Ourique, divulgou a Coordenadora do PCP-PEV no concelho.
Coordenador da Direcção Distrital de Beja do Sindicato dos Professores da Zona Sul, entre 2000 e 2002, e presidente da Direcção do Sindicato dos Professores da Zona Sul de 2003 a 2006, José Filipe Estevens foi eleito na Assembleia Municipal de Ourique de 1979 a 1982 e vereador na Câmara Municipal de Ourique entre 1982 e 1989, e no mandato de 1993 a 1997. Foi Presidente da Câmara Municipal de Ourique no mandato de 1989 a 1993.
O candidato cuja apresentação oficial está agendada para o próximo dia 1 de Abril, em Ourique, é eleito na Assembleia Municipal de Serpa desde 2006, presidindo actualmente àquele órgão municipal.
Vencer em Odivelas
O candidato da CDU à presidência da Câmara de Odivelas, Paínho Ferreira, acompanhado por activistas e eleitos na União de Freguesias de Pontinha e Famões, esteve, no dia 15, nas ruas da Pontinha, onde realizou inúmeros contactos com a população e os comerciantes.
No Bairro Mário Madeira foi distribuído um documento sobre os problemas que ali persistem e sobre a Escola Básica que, apesar dos alertas e da insistência para a realização das obras tão necessárias, a Câmara Municipal decidiu encerrar. A CDU reafirma a sua total oposição a este desfecho e apela aos moradores para que não baixem os braços.
Democratizar a Lourinhã
Na Lourinhã, o primeiro candidato à Câmara Municipal é José Soeiro. Em declarações à Lusa, o cabeça de lista salientou que o principal objectivo nestas eleições autárquicas é «aproveitar a experiência na Assembleia Municipal» (AM), onde a coligação PCP-PEV tem desde há oito anos um eleito, e eleger um vereador na autarquia, «para haver uma maior pluralidade e uma maior capacidade de decisão».
José Soeiro, 70 anos, reside no concelho, é reformado da função pública, militante do PCP e eleito na AM desde 2013.
Nestas eleições, a CDU apresenta-se com o lema «Desenvolver, diversificar, democratizar e dignificar». Entre as prioridades para os próximos quatro anos, José Soeiro destacou a fixação de população, sobretudo jovem, ao concelho e melhores acessibilidades. Defendeu também um «projecto integrado de desenvolvimento para o concelho, incidindo nos principais sectores económicos, a agricultura e o turismo».
O cabeça-de-lista da coligação PCP-PEV à Assembleia Municipal é José Luís Custódio.
Intervenção autárquica
Em São João da Madeira, eleitos e activistas da CDU continuam a visitar munícipes, lugares e instituições. Recentemente estiveram reunidos com a direcção da CERCI, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, CRL.