Sustentar os avanços
Desde o início do ano que a célula do PCP na Câmara Municipal de Loures e nos Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) tem vindo a dar passos audaciosos para aumentar a venda do Avante! entre os trabalhadores daquela autarquia, que desde as eleições autárquicas de 2013 voltou a ter uma maioria da CDU. Uma das medidas implementadas é a realização regular (para já, com periodicidade mensal) de acções de venda do jornal à entrada do refeitório municipal, onde diariamente almoçam centenas de trabalhadores de vários serviços da autarquia.
Em Janeiro, e mais ainda em Fevereiro, as vendas deram bons resultados e as expectativas para Março são as melhores, realça o responsável pela célula na Comissão Concelhia de Loures do PCP, Fernando Henriques: o êxito das iniciativas anteriores, aliado a um cada vez maior à-vontade dos difusores no contacto com os potenciais leitores e à remodelação gráfica do jornal, fazem crer num crescimento continuado das vendas do Avante! naquele local.
Sublinhando o papel do Avante! na formação política e ideológica dos militantes e simpatizantes e na divulgação do projecto e do programa do PCP, este dirigente comunista realça ainda a importância da sua difusão pública: quer pelo número de militantes que envolve (e junto ao refeitório da Câmara Municipal de Loures têm sido oito), com tudo o que isso implica na dinamização da célula, quer pela componente que transporta de corajosa afirmação, por parte de cada um dos difusores, da sua condição de comunista.
Mas é o aumento da venda semanal o principal desafio que está colocado à organização partidária no âmbito da campanha de divulgação do Avante!, que entrou na sua fase derradeira. Para Fernando Henriques, é esse, aliás, o principal objectivo por detrás das vendas públicas do jornal promovidas pela célula na CM de Loures/Simar: «procuramos partir destas acções de rua para alargar a venda organizada e fixar novos leitores regulares.»
Instrumento de reforço
Para além da promoção de bancas junto ao refeitório municipal, a célula tem a sua própria distribuição orgânica do Avante! pelos vários departamentos e divisões da Câmara e pelos Serviços Intermunicipais. A célula, conta Fernando Henriques, está dividida em seis núcleos, um dos quais com dois sub-núcleos, com responsáveis próprios e militantes organizados, e ainda dois grupos de trabalho para coordenar a intervenção dos comunistas nas organizações representativas dos trabalhadores: «É por esta estrutura que o Avante! chega aos seus leitores», acrescenta o dirigente.
Para o responsável pela célula, a dispersão dos serviços municipais é um dos principais obstáculos actualmente existentes a um mais significativo aumento da difusão do órgão central do Partido na Câmara Municipal de Loures e no Simar, como aliás à concretização de outras tarefas partidárias, a começar pelo próprio contacto com os militantes. Encontrar novos distribuidores da imprensa do Partido nos diversos serviços e locais de trabalho da autarquia é uma das necessidades mais prementes para concretizar, de forma sustentada, o almejado aumento da difusão do Avante!. O reforço da célula está, assim, directamente ligado ao incremento da difusão do Avante!. E vice-versa.