- Nº 2249 (2017/01/5)

Defender o SNS

Breves Nacional

Está agendada para o próximo dia 14, às 15 horas, uma concentração em frente ao Hospital de Portimão em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com este protesto, promovido pela Comissão de Utentes do SNS de Portimão, pretende-se alertar para a «evidente degradação» dos serviços com que os utentes se defrontam diariamente no Hospital de Portimão. «Há muito que vem sendo denunciada a falta de recursos materiais e humanos e é unânime a indignação dos profissionais que ali trabalham», apontam os utentes, em nota de imprensa.

Na segunda-feira, 2, realizou-se uma vigília no Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins contra a falta médicos, o que obriga os utentes a deslocarem-se, muito cedo, ainda de madrugada, para marcar consulta, esperando à chuva e ao frio pela abertura das portas. Segundo Paula Borges, da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra, naquele centro de saúde «estão em falta dez médicos». Este é um problema generalizado a todo o concelho.