Natal mais pobre no Pico
O PCP questionou, segunda-feira, 19, o Governo Regional dos Açores sobre os atrasos no pagamento dos serviços de transporte escolar na ilha do Pico.
Incumprimento de obrigações por parte da Administração Regional
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, João Paulo Corvelo, deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, explica que a falta de pagamento do serviço de transporte escolar na ilha do Pico «levou ao atraso no pagamento do subsidio de Natal aos trabalhadores», uma «situação tanto mais inadmissível, quando decorre do incumprimento de obrigações por parte da própria Administração Regional».
Os comunistas querem por isso saber «qual o atraso total existente nestes pagamentos», «o que explica esta situação» e «quando serão pagas as verbas devidas à empresa em causa».
Segundo informações avançadas nos últimos dias, nas escolas da Madalena e São Roque o executivo PS não efectuou o pagamento no último trimestre e na Escola das Lajes do Pico durante todo o ano de 2016.
Repor a legalidade
Também os Bombeiros Voluntários da Madalena, na ilha do Pico, não receberam o subsídio de Natal atempadamente, uma situação que motivou um requerimento de João Paulo Corvelo, entregue no dia 13, onde se pergunta ao Governo Regional «se já transferiu todas as verbas devidas» e «quando será pago».
Para o PCP, «este atraso é difícil de entender», uma vez que as associações de bombeiros «recebem do Serviço Regional de Protecção Civil as verbas necessárias para estes subsídios».