Editorial
Opinião
PCP

Unidade, confiança<br>e luta

Como tem sido sublinhado, o XX Congresso do PCP constitui um grande êxito e foi demonstrativo da unidade, determinação e confiança dos comunistas portugueses em torno do ideal e do projecto por que lutam. O Congresso traduziu a elevada consciência política e ideológica do colectivo partidário que constitui o PCP e que se revelou ao longo do processo preparatório e nos três dias da sua realização.

 

Actual

O terrorismo e a guerra

A instabilidade internacional atingiu níveis quase impensáveis há alguns anos. As suas causas radicam, como sempre...
Actual

Alepo

Por estes dias entra-nos pelos olhos o cortejo de horrores de uma batalha a que pretendem que assistamos quase em directo. Mortes,...
Actual

Quando perguntarem...

Na próxima semana, aqueles que se queixam que não se fazem as greves que eles querem, queixar-se-ão das greves que se...
Crónica Internacional

Histeria

A histérica campanha em torno da libertação de Alepo é elucidativa. Longe de celebrar o fim de quatro anos de...
A talhe de foice

Nem repara?!...

Duas particularidades ocorreram na semana passada: os Reis Magos trazidos no camelo de Passos Coelho e Passos Coelho a entrar na cáfila...
Em Foco

<font color=0093dd>Concretizar as decisões<br>do XX Congresso</font>

O Comité Central, reunido a 17 de Dezembro de 2016, procedeu à avaliação do XX Congresso do Partido Comunista Português, aprovou uma resolução sobre a organização do trabalho de direcção e definiu um conjunto de linhas de trabalho e tarefas decorrentes das orientações aprovadas no Congresso.
O Comité Central analisou os últimos desenvolvimentos da situação política internacional e nacional.

Intervenções<br>no XX Congresso

Prosseguimos neste número a publicação de intervenções e saudações proferidas no XX Congresso do PCP, realizado em Almada de 2 a 4 de Dezembro.

Os fundos do Partido

O financiamento do Partido assente na actividade política e na militância, base da...

Sobre o Avante!

Como órgão central do PCP, o Avante! é o único jornal que veicula a...

A Festa do Avante!

A Festa de Abril, da juventude, dos trabalhadores e do Povo, a Festa do Avante! realizou a sua 40.ª...
PCP

Apoiar quem está longe<br>da sua terra

Evocando o Dia Internacional das Migrações, o PCP reafirmou a sua disponibilidade para defender os interesses e aspirações dos portugueses residentes no estrangeiro e das comunidades imigrantes em Portugal.

Os comunistas não esquecem<br>os seus heróis

O PCP homenageou na segunda-feira, 19, José Dias Coelho, dedicado militante comunista e talentoso artista plástico, no local em que há exactamente 55 anos foi assassinado pela PIDE.

Casa do Douro

Uma delegação do PCP dirigida por João Frazão, da Comissão Política, visitou recentemente a sede da...

Mais força ao PCP!

Está em curso a campanha «Um dia de salário para o Partido», na qual se apela aos militantes e amigos, aos...
Trabalhadores

O mínimo dos patrões

Para a CGTP-IN, a proposta do Governo sobre o salário mínimo nacional é «um documento desequilibrado e de cedência inequívoca às chantagens das confederações patronais».

Dia de luta no Porto

O plenário da União dos Sindicatos do Porto foi realizado num dia em que ocorreram acções de protesto no comércio, na saúde, na hotelaria, na alimentação e nas telecomunicações.

Levada a carta à ANIMEE

Dirigentes e delegados sindicais, representando milhares de trabalhadores de empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico, entregaram dia 15 à ANIMEE a Carta Reivindicativa para 2017, com um alerta de luta.

Exemplo na EMEF

Se quer combater a precariedade laboral, o Governo tem de dar o exemplo e promover a admissão de pessoal...
Assembleia da República

Exigência de justiça<br>e dignidade

A recomendação proposta pelo PCP para uma actualização para 600 euros do salário mínimo nacional já em Janeiro próximo foi chumbada sexta-feira passada, 16, no Parlamento. Uma certeza fica porém do debate: não vai parar a luta pela dignificação do trabalho e contra essa injustiça que é manter um salário em níveis que só alimentam a pobreza.

Serviço público<br>e direitos sob fogo

O PCP considera que há um ataque ao serviço público postal e aos seus trabalhadores, defendendo por isso ser urgente que haja uma «vontade política» capaz de «enfrentar os interesses dos grandes grupos económicos que hoje controlam os CTT».

Garantir integração<br>e inclusão

Adaptar os edifícios e equipamentos de modo a ultrapassar os obstáculos arquitectónicos, eis uma das medidas preconizadas pelo PCP em diploma que visa assegurar no Ensino Superior a igualdade de oportunidades aos jovens com necessidades especiais.

Nacional

Consultas à chuva <br>no Algarve

Nas unidade de saúde familiar (USF) Lauroé, no Centro de Saúde de Loulé, e de Albufeira chove dentro dos gabinetes, uma situação que está a indignar utentes e profissionais.

Natal mais pobre no Pico

O PCP questionou, segunda-feira, 19, o Governo Regional dos Açores sobre os atrasos no pagamento dos serviços de transporte escolar na ilha do Pico.

Concerto pela Paz

O Teatro Rivoli, no Porto, acolhe, no dia 7 de Janeiro, às 17 horas, um Concerto pela Paz, promovido...
Europa

Intervenção limitada

O Parlamento Europeu aprovou, dia 13, novas regras de funcionamento, que reduzem os direitos dos deputados e limitam a sua capacidade de intervenção.

Internacional

Observadores em Alepo

Após a libertação de Alepo pelo exército sírio, procede-se agora a operações de evacuação de civis da cidade. Por unanimidade, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução nesse sentido.

Kissinger apoia Obama

O Kremlin rejeitou as acusações de Obama de que a Rússia interferiu nas presidenciais dos EUA, em benefício de Trump, a partir do ciberespaço. Henry Kissinger veio em socorro do presidente cessante.

Bombas sobre o Iémen

Um bombista fez-se explodir, no dia 18, no meio de recrutas, junto à base militar de Al-Sawlaban, perto do aeroporto de Aden, no Sul do...
Argumentos
História

A fuga de Caxias

Passaram-se 55 anos desde que, no dia 4 de Dezembro de 1961, fruto de um longo trabalho de...
TVisto

Nos dias de ser bom

Como facilmente se adivinha, o título desta dupla coluna é uma pobre glosa de um inesquecível poema de António...
Memória
Aconteceu

Produtividade<br>caiu em 2014

A produtividade do trabalho diminuiu, em 2014, em todas as regiões do País, revelam dados do Instituto Nacional de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP Emprego. Direitos....

A semana em resumo

Frases

“Só ficava bem ao PSD, em vez de buscar desesperadamente um candidato só pelo...