Editorial

Intensificar acção do PCP

O XX Congresso do PCP marca a situação nacional com um impacto muito positivo. O ambiente de unidade, confiança e luta...
Opinião
Crónica Internacional

Alepo libertada

O desfecho da batalha de Alepo, com a libertação de parte do Leste desta cidade – anteriormente ocupada pelos grupos...
A talhe de foice

Objectividades

Passou na televisão um «resumo» do «conflito na Síria», onde revimos o que se chamou «o...
Actual

600 euros em Janeiro, porquê?

Portugal tem dos mais baixos salários da Europa, com particular destaque para os actuais 530 euros em que se situa o SMN e que abrange...
Actual

Sobre rodas

Será que o PSD sabe quantas pessoas foram forçadas a emigrar – no léxico da época o correcto seria dizer...
PCP

Coesão territorial<br>e desenvolvimento

Temos assistido à discussão sobre o Interior, coesão territorial e desenvolvimento, seja pela aprovação pelo Conselho de Minist ros do Programa Nacional para a Coesão Territorial, seja pela aparente «preocupação» do PSD com os territórios de baixa densidade (recorde-se que um projecto de resolução aprovado em 2011 nunca teve qualquer execução até hoje).

Em Foco

Intervenções no XX Congresso

Prosseguimos neste número a publicação de intervenções proferidas no XX Congresso do PCP, realizado em Almada de 2 a 4 de Dezembro.


PCP

600 euros já em Janeiro

Numa conferência de imprensa em que participou Paulo Raimundo, do Secretariado, o Partido voltou a insistir na sua proposta de aumento extraordinário do salário mínimo para 600 euros já em Janeiro.

Reforçar o SNS

Uma delegação do PCP – constituída por Jerónimo de Sousa,...

Lutar contra a repressão

O PCP está solidário com os três sindicalistas despedidos ilegalmente do Hotel Crowne Plaza, em Loulé. Num...

Com tradições

O XX Congresso do PCP motivou uma forte mobilização mediática – de jornalistas a comentadores. Muitos já...
Trabalhadores

Valor da luta passa o ano

Decisiva para derrotar o governo PSD/CDS, para o fim da política de cortes e para o início da reposição de direitos e rendimentos, a luta dos trabalhadores vai continuar a ser fundamental para influenciar o rumo da política nacional e conduzir o País no caminho do progresso e da justiça social.

SOS no Tejo

São necessárias medidas imediatas para repor a operacionalidade das frotas e a fiabilidade do serviço público de transporte fluvial entre Lisboa e a Margem Sul, defendem sindicatos, utentes e autarquias.

ME «inaceitável» nos concursos

O Encontro Nacional de Professores valorizou as medidas que, no último ano, vieram ao encontro das lutas travadas, mas criticou a demora de outras respostas e condenou a posição do Ministério da Educação na revisão do regime de concursos.

Em luta no aeroporto

Uma greve de três dias, no final de Dezembro, foi decidida pelos trabalhadores das empresas de handling SPdH (Groundforce) e Portway,...

Contra precariedade na MEO

Num plenário com cerca de 150 trabalhadores dos serviços de callcenter e backoffice da MEO (PT) na Rua do Tenente Valadim, no...
Assembleia da República

A exigência de dar novos passos

O PCP insiste na necessidade de um aumento do salário mínimo nacional para 600 euros já no início do próximo ano, entendendo que essa é uma medida imprescindível para combater os graves problemas sociais que persistem no País.

Soberania e desenvolvimento

O carácter insustentável da dívida voltou a ser sublinhado pelo PCP, com Jerónimo de Sousa a defender que a sua renegociação «é cada vez mais urgente» nos prazos, montantes e juros.

Nacional

500 novos militantes <br>até Abril

Sob o lema «Conquistar o presente, construir o futuro. É pela luta que lá vamos!», nos dias 1 e 2 de Abril de 2017, realiza-se, em Setúbal, o XI Congresso da JCP.

40 anos de Poder Local Democrático

A Câmara e a Assembleia Municipal de Loures estão a realizar um conjunto de iniciativas para assinalar os 40 anos das primeiras eleições autárquicas.

Conquistas pela luta

Numa mensagem natalícia a todos os reformados e às suas associações, o MURPI (Confederação...

Homenagem a Lopes Graça

Amanhã, sexta-feira, tem lugar, no Teatro Aberto (Praça de Espanha, Lisboa), às 18h30, um espectáculo de...
Europa

Credores apertam garrote

Os trabalhadores dos diferentes sectores cumpriram, dia 8, uma greve geral na Grécia, em protesto contra novas medidas de austeridade e ataque aos direitos laborais.

Respeito e igualdade

A União Europeia decidiu, dia 6, revogar a chamada «Posição Comum sobre Cuba», que condicionava as relações com a ilha desde há 20 anos.

Internacional

Alepo finalmente libertada

A cidade síria de Alepo encontra-se controlada pelas forças armadas de Damasco. A reconquista da cidade martirizada pelos terroristas é impossível, anunciava-se anteontem.

Brasil em privatização

O Senado brasileiro iniciou anteontem a discussão final da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55), que a oposição ao governo golpista diz significar a privatização do Estado.

China na mira de Trump

A República Popular da China advertiu o futuro presidente dos EUA de que não está disposta a negociar a sua integridade...

Paz sob fogo na Colômbia

O assassinato do membro da Marcha Patriótica Guillermo Veldaño confirma que o processo de pacificação da...
Temas

Nos 110 anos<br>de Fernando Lopes-Graça

«Acordai, homens que dormis a embalar a dor dos silêncios vis, vinde no clamor das almas viris arrancar a flor que dorme na raiz», foi o que o poeta escreveu. E acertadamente o fez naquele século XX em que, mais do que em qualquer outro tempo, se decidiu que a velha sentença de que «sempre houve ricos e pobres» não tinha de ter futuro.

Argumentos
TVisto

A operação Alepo

Ao longo de muitos e tristes dias, aos ecrãs dos nossos televisores têm chegado imagens terríveis de Alepo, a cidade...
Filme do Mês

A voz de Dan

Quando o realizador britânico Ken Loach recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano por I,...
Memória
Aconteceu

Faleceu o actor Carlos Rodrigues

O actor Carlos Rodrigues, conhecido por Manuel Bola, faleceu, dia 9, em Setúbal aos 72 anos.Manuel Bola foi actor residente do Teatro...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Emprego,...

A semana em resumo

Frases

“Não há prazer táctico que justifique o preço...