Evocar e homenagear Lopes Graça
No dia 12 de Dezembro, às 18 horas, no Átrio da Câmara Municipal de Évora, é inaugurada a exposição «Evocação e homenagem a Fernando Lopes Graça», momento que contará com a actuação do Coral Évora. Esta é a primeira de uma série de actividades comemorativas do 110.º aniversário do nascimento do compositor e maestro Fernando Lopes Graça, que terão lugar em Évora, Lisboa (16 de Dezembro, 18h30, no Teatro Aberto) e Tomar (17 de Dezembro, 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca).
A cidade alentejana acolhe ainda, no dia 13, às 18 horas, no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, um concerto comentado por Fausto Neves, pianista, maestro e especialista na obra de Lopes Graça.
A Semana Lopes Graça – uma colaboração entre a autarquia, o Ministério da Cultura e uma série de parceiros locais – continua no dia 15, às 15 horas, nos Claustros da EB Santa Clara, com os alunos do Ensino Articulado de Música do Convervatório Regional de Évora «Eborae Música» e da Escola de Santa Clara, com o apoio do professor Octávio Martins, a apresentar diversas obras do compositor.
Em Évora, as comemorações encerram no dia 16, às 18 horas, na escadaria de Câmara Municipal onde irá decorrer um concerto pelo Coro Polifónico Eborae MVSICA e pelo Coro da Universidade de Évora – CORUÉ.