Propostas e inquietações
Por iniciativa do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), foi aprovada, na Assembleia Municipal de Lisboa, no dia 22, com a abstenção do PS, uma proposta para que a Câmara procure alternativas ao estacionamento no interior da área do Castelo de São Jorge.
No documento lembra-se que «em 2012, o município e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural decidiram manter um parque de estacionamento automóvel dentro da área museológica do Castelo de São Jorge, que tinha levado anos a reabilitar, acedendo as viaturas pelo Largo de Santa Cruz do Castelo, através de um pequeno portão».
«Importa salientar que este parque de estacionamento foi apresentado como uma situação temporária, até existirem alternativas», continua o texto, referindo que o «estacionamento dentro da área museológica não será a situação mais adequada».
Tendo em conta «a pertinência de se proceder a uma melhor requalificação do actual espaço que serve de estacionamento», o PEV defende para ali a expansão da zona museológica, «novas actividades culturais ou ser criada uma zona de lazer e de estadia de apoio aos visitantes do Castelo».