Mobilidade e transportes
O PCP está preocupado com os últimos desenvolvimentos do processo relativo ao Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Leiria. Num comunicado recente, a Comissão Concelhia do Partido recorda o adiamento, pela Assembleia Municipal, da discussão e aprovação do relatório do grupo de trabalho constituído expressamente para acompanhar este processo e o incumprimento, pela Câmara Municipal, da decisão então assumida de que o referido grupo continuasse a reunir regularmente pelo menos até que o assunto fosse submetido à sessão de Dezembro da Assembleia Municipal.
Ora, realçam os comunistas, mais de um mês passado sobre esta decisão, o executivo municipal não só não convocou o grupo de trabalho como não forneceu aos partidos qualquer informação sobre a evolução dos projectos que estão em curso. O PCP denuncia ainda a falta de resposta a uma questão por si colocada numa sessão da Assembleia Municipal, em violação flagrante do que determina a lei das autarquias locais.
Face a isto, o PCP reafirma que não aceita a paralisação do Grupo de Trabalho e o «manto de silêncio que caiu sobre este processo» e entende que as suas reuniões «devem ser retomadas de imediato», pelo que a Câmara deve fornecer informação aos eleitos e à população sobre os projectos que estejam a ser elaborados.