Editorial

A LUTA SERÁ SEMPRE DECISIVA

A situação política nacional continua marcada pelas pressões e chantagens do grande capital e das suas estruturas...
Opinião
PCP

XX Congresso: independência<br>de análise e decisão

Após meses de preparação o Partido Comunista Português vai realizar o seu XX Congresso. Acabou a fase de debate no Partido das Teses – Projecto de Resolução Política, termina no próximo fim-de-semana a eleição dos delegados, de amanhã a quinze dias, a 2 de Dezembro, abrem os três dias de trabalhos do Congresso que culminam um largo processo de envolvimento e participação do colectivo partidário.

Actual

A criatura e o criador

Houvesse discernimento, e os que acordaram assarapantados com a eleição de Trump, tomados por um misto de sentimento depressivo...
Actual

Portugueses no mundo

Todos os dias úteis, a rádio pública emite uma rubrica de meia dúzia de minutos intitulada «Portugueses no...
Actual

Não andará tudo ligado?

Um homem anda durante 28 dias em fuga e pode conjecturar-se se assim não continuaria se não se tivesse entregado. Tranquilize-se...
Crónica Internacional

EUA e UE

As eleições nos EUA são expressão da crise do sistema. Os seus resultados contribuirão para o ulterior...
A talhe de foice

Eis o Trump

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA está a convulsionar os bem pensantes do politicamente...
Em Foco

Obreiro e construtor da unidade

Mais de 200 pessoas participaram, no dia 10, na evocação de Álvaro Cunhal por ocasião do seu 103.º aniversário, realizada na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto. De entre as múltiplas vertentes desta personalidade fascinante e multifacetada, o PCP optou por destacar o seu contributo teórico e prático sobre a unidade – do Partido, dos trabalhadores e destes com outras classes e camadas sociais –, questão decisiva para a luta dos comunistas.

PCP

Abrir portas e entrar

No sábado, na Quinta da Atalaia, o Secretário-geral do PCP observou que, ao abrir portas para a resolução de problemas, como a precariedade, é necessário também «entrar, caminhar e andar para a frente».

Direito constitucional<br>e não negócio privado

«Habitação, Direito Constitucional» foi o lema da sessão pública realizada em Lisboa no dia 9, que teve como principal objectivo recolher opiniões sobre os principais problemas que se colocam hoje no âmbito da habitação.

XX Congresso em construção

Como a Agenda do Avante! testemunha de forma clara, continuam a realizar-se em todo o País reuniões, plenários e debates...

Convergência e unidade

Delegações do PCP e do PEV estiveram reunidas na sede dos ecologistas, em Lisboa, no final da semana...
Trabalhadores

Manifestação a crescer

A adesão dos trabalhadores da Administração Pública à manifestação que a Frente Comum de Sindicatos convocou para amanhã, em Lisboa, vem crescendo a cada dia, porque nos diversos sectores se exige no Orçamento do Estado a concretização de respostas a problemas tão graves quanto velhos.

Química promete luta

Em Estarreja, frente à CUF, concentraram-se no dia 10 mais de centena e meia de dirigentes e delegados dos sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, exigindo aumentos salariais e retoma da negociação do contrato colectivo das indústrias químicas.

Faltam medidas urgentes

«É preciso criar emprego de qualidade e garantir a protecção aos desempregados», salientou a CGTP-IN, reagindo às Estatísticas do Emprego relativas ao terceiro trimestre de 2016.

Greve na refinaria de Sines

Está marcada para hoje e amanhã uma greve dos trabalhadores das empresas do consórcio de manutenção da...

CTT querem despedir

Os CTT Correios de Portugal pretendem despedir, sob a capa de rescisões, 75 trabalhadores, «depois...
Assembleia da República

Pelo acesso de todos à água

Um projecto de resolução do PCP para melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento e resíduos esteve recentemente em debate no Parlamento.

O efeito da melhoria<br>de rendimentos

O PCP considera que os dados divulgados anteontem pelo INE sobre a evolução económica no nosso País são «positivos», defendendo que este crescimento não pode ser dissociado da reposição de rendimentos.

Pelo emprego com direitos

O combate à precariedade, pelo emprego com direitos, continua a ser um eixo prioritário na acção do PCP.

Honre-se os compromissos!

O fim das demolições nas ilhas barreira da Ria Formosa, com o reconhecimento e requalificação dos seus...

Requalificação da EN 125

LUSA O deputado comunista Paulo Sá questionou o Governo sobre as medidas que prevê adoptar para que...
Nacional

Vitória da luta

Graças à luta dos democratas e antifascistas, o Forte de Peniche foi retirado da lista dos 30 edifícios que o Governo vai concessionar a privados.

«Ano negro» no Douro

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro assinalou, quinta-feira, 10, no Peso da Régua, um ano da tomada de «assalto» à Casa do Douro.

2017 será muito exigente

A Direcção Nacional da JCP, reunida nos dias 5 e 6 de Novembro, em Lisboa, traçou linhas de orientação para a sua intervenção no ano de 2017.

Construir o futuro

No dia 10, assinalando o seu 37.º aniversário, a JCP divulgou o documento «Conquistar o presente, construir o futuro....

Falsas promessas na Madeira

Para os comunistas da Madeira, o Forte de São João Baptista, em Machico, é mais um exemplo do património que...
Europa

Salvar o aço e os empregos

Cerca de 15 mil operários de vários países europeus manifestaram-se, dia 9, em Bruxelas, em defesa do futuro do sector siderúrgico e dos postos de trabalho.

Finança e agricultura

«A PAC e os Instrumentos Financeiros» foi o tema de uma audição pública promovida quinta-feira, 10, pelo deputado do PCP ao Parlamento Europeu (PE), Miguel Viegas, encarregado de elaborar um relatório sobre o tema.

Internacional

Milhares nas ruas

Trabalhadores e estudantes protestaram sexta-feira, 11, em dezenas de cidades de pelo menos 19 estados brasileiros contra o congelamento dos fundos para os serviços públicos e as funções sociais do Estado e a agenda privatizadora.

Pela paz e a soberania na Síria

Dezanove organizações nacionais «reclamam o fim da ingerência e agressão à Síria e do apoio aos grupos mercenários e à sua acção de terror e destruição», e «exigem o apoio urgente às populações afectadas, aos milhões de deslocados e refugiados, vítimas da guerra de agressão».

Mordaça na Turquia

O Conselho Mundial da Paz (CMP) condena a «decisão das autoridades turcas em ordenar a...

Trump contestado

Desde que Donald Trump ganhou as presidenciais nos EUA, dezenas de milhares de pessoas tem saído às ruas em todo o país...

Novo acordo na Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e o governo colombiano...

Os vestígios do colonialismo

Dias após o regresso a Portugal dos últimos soldados do exército colonial na Guiné, em Setembro de 1974, os...
Temas

Monsanto agora é Bayer

A brochura «Imperialismo, fase superior do capitalismo», que V. I. Lénine escreveu há 100 anos (Janeiro a Junho de 1916), confirma, hoje como então, as teses de Marx e Engels. Neste trabalho Lénine caracteriza o imperialismo do início do século XX:
«… uma particularidade extremamente importante do capitalismo chegado ao seu mais alto grau de desenvolvimento é a chamada combinação, ou seja, a reunião numa só empresa de diferentes ramos da indústria, que ou representam fases sucessivas da elaboração de uma matéria-prima (…) ou desempenham um papel auxiliar uns em relação aos outros…» (Capítulo I).

Argumentos
Forças Armadas

Contradições

LUSA Um presidente não deveria dizer isso... é o título de um livro da autoria de...
TVisto

O escândalo

Como é geralmente sabido, o dia 11 de Novembro é consagrado a São Martinho no calendário religioso da Igreja...
Memória
Aconteceu

Desemprego voltou a baixar

A taxa de desemprego desceu no terceiro trimestre para 10,5 por cento, o valor mais baixo dos últimos sete anos, segundo dados...

PEN Clube atribui prémios

O poeta Armando Silva Carvalho, o romancista cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa e os ensaístas Paulo de Medeiros e Marinela...

Cohen, uma voz eterna

O músico e poeta canadiano Leonard Cohen faleceu, dia 7, aos 82 anos, aniversário que tinha comemorado em Setembro com o...

Faleceu Bruto da Costa

Alfredo Bruto da Costa faleceu, dia 11, em Lisboa, vítima de doença cancerígena.Engenheiro e doutorado em Sociologia,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Emprego . Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Se até lá [eleições autárquicas] o PSD não...