Investir nas populações
A Câmara de Peniche aprovou, no dia 7, o orçamento para 2017 no valor de 21,4 milhões de euros, mais 2,8 milhões do que em 2016, devido ao aumento de receita oriunda da aprovação de fundos comunitários.
Pelo terceiro ano consecutivo, voltam a ser considerados prioritários a construção do Centro Escolar de Atouguia da Baleia (2,5 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários), a começar no primeiro trimestre do ano, e a requalificação de fogos de habitação social na cidade (1,1 milhões).
Estão ainda previstos 11,3 milhões de euros (dos quais 4,5 milhões de euros são fundos comunitários) para a requalificação urbana, que integra projectos como a segunda fase do Fosso da Muralha (1,3 milhões de euros) ou a requalificação do edifício da antiga central eléctrica para se transformar em centro cívico (2,3 milhões de euros) e a recuperação do Forte da Consolação (600 mil euros).
Para 2017, o município decidiu baixar de 0,34 para 0,32 por cento a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis a aplicar sobre os prédios urbanos (quando a taxa mínima é 0,3 por cento) e manter a participação no IRS em cinco por cento, arrecadando o máximo da receita estipulada para os municípios.