Deco processa Volkswagen
A associação portuguesa para a defesa dos consumidores (Deco) avançou com um processo judicial contra a Volkswagen, na sequência do escândalo das emissões poluentes nos veículos a gasóleo da marca automóvel alemã, confirmou hoje fonte da associação.
Segundo declarou à agência Lusa, dia 2, um representante da associação, a acção visa exigir da multinacional alemã um tratamento igual entre consumidores europeus e norte-americanos.
A Deco lembra que a Volkswagen já disponibilizou dez mil milhões de dólares (cerca de nove mil milhões de euros) para indemnizar os consumidores dos EUA pelos danos da fraude e exige medidas equivalentes para ressarcir os consumidores europeus.
A associação afirma ainda que a intervenção técnica oferecida pela marca para corrigir o problema é «absolutamente ineficaz», de acordo com testes que realizou.
«Não há consumidores de primeira e de segunda, e os consumidores europeus têm que ser compensados pela fraude sofrida e deliberada da Volkswagen», afirma a Deco, calculando que existam em Portugal mais de cem mil viaturas das marcas do grupo afectadas pelas emissões ilegais.