Hollande revela pacto secreto
O presidente francês, François Hollande, revela no livro «Un président ne devrait pas dire ça» (Um presidente não deveria dizer isto), que estabeleceu um acordo com a Comissão Europeia para não cumprir o défice.
As promessas feitas à UE de manter o défice abaixo dos três por cento do PIB foram «uma mentira pura e simples, aceite por todas as partes», afirma Hollande no livro de entrevistas, citado na edição do Expresso Diário de dia 3.
«Podemos escrever que, durante todo o quinquénio, as autoridades francesas apresentaram previsões do défice intencionalmente falsas, e isso com a aprovação das próprias autoridades europeias», revelou o chefe de Estado.
O acordo secreto foi estabelecido em 2012, ano em que Hollande foi eleito, e seria válido até 2017, abrangendo a presidência de Durão Barroso e de Jean-Claude Juncker.
O livro, elaborado pelos jornalistas do jornal Le Monde, Gérard Davet e Fabrice Lhomme, contém outros episódios e declarações polémicas de Hollande e a sua publicação, a poucos meses das eleições presidenciais em França, já foi considerada como «um suicídio político».