Encontro da CDU
Em Montemor-o-Novo, eleitos e activistas da CDU estiveram reunidos, no dia 4, com o objectivo de fazer um balanço do trabalho realizado no decorrer do mandato, em todas as autarquia, bem como perspectivar e preparar o trabalho que há a realizar até Setembro de 2017, data das próximas eleições autárquicas.
No encontro valorizou-se, muito particularmente, o trabalho realizado em prol do concelho – sendo disso exemplo o novo Centro Escolar, a requalificação dos campos desportivos com relvado sintético em Escoural, Ciborro, Cabrela e Lavre e o apoio a vários projectos do movimento associativo – e a continuação da descentralização de competências e verbas do município para as freguesias, que atinge valores na ordem dos 346 mil euros anuais.
Sublinhando que o actual mandato tem decorrido em condições particularmente adversas para o povo português e para o Poder Local, os eleitos e activistas da coligação PCP-PEV deram particular destaque à luta persistente pela reposição das freguesias extintas pelo anterior governo. Foi ainda salientado que o Grupo Parlamentar do PCP solicitou parecer às juntas e assembleias das freguesias agregadas, bem como à Câmara e Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, sobre o projecto de lei n.º 231/XIII/19 – Reposição de Freguesias, onde se propõe a reposição das freguesias como eram antes de 2013, se essa for a vontade dos órgãos autárquicos.
Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, à semelhança do que também foi feito na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, elaboraram e remeteram para votação pareceres favoráveis a este projecto de lei do PCP. Os pareceres foram aprovados por maioria, com os votos a favor da CDU, os votos contra do CDS e a abstenção do PS.