Secretas britânicas condenadas
Os serviços secretos MI5, MI6 e GCHG foram condenados por um tribunal especial por terem recolhido ilegalmente dados dos cidadãos britânicos, durante cerca de uma década.
A instância judicial (Investigatory Powers Tribunal), segundo noticiou o Le Monde, dia 17, concluiu que os serviços de informações tinham um sistema secreto de recolha de dados pessoais, à margem de qualquer controlo e sem qualquer limite, que abrangia não só comunicações telefónicas e a navegação na Internet, mas também informações financeiras dos particulares.
A sentença surgiu num momento em que o parlamento britânico se prepara para aprovar uma nova lei sobre a vigilância que visa enquadrar uma grande parte das actividades dos serviços secretos, nomeadamente certas práticas denunciadas pelo antigo agente da CIA Edward Snowden.