Bayer compra Monsanto

O grupo alemão Bayer anunciou, dia 14, a compra da norte-americana Monsanto por 66 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros), operação que dará origem à maior companhia de sementes e fertilizantes do mundo.

Já em Maio, a Bayer tinha oferecido 122 dólares por acção (109 euros) da Monsanto, subindo em várias ocasiões o valor, até se fixar em 128 dólares.

«A transação junta duas actividades diferentes, mas bastante complementares», referiu o grupo germânico em comunicado. Além do negócio dos pesticidas, a Bayer passará a dominar o mercado das sementes, duplicando a sua facturação global.

As duas empresas representam juntas um volume de negócios anual de 23 mil milhões de euros, empregando cerca de 140 mil pessoas.

A Bayer prevê financiar a transação através de uma combinação de capital próprio e externo. Para isso, vai fazer um aumento de capital e conta com um financiamento de 57 mil milhões de dólares (50 893 milhões de euros) dos bancos Merrill Lynch, Credit Suisse, Goldman Sachs, HSBC e JP Morgan.



Mais artigos de: Breves Europa

Alstom fecha fábrica em França

Os sindicatos da Alstom em França (CGT, FO, CFDT e CFE-CGC) convocaram uma greve para a próxima terça-feira, 27, em protesto contra o anúncio do encerramento da produção de comboios na unidade de Belfort, no Nordeste de França, fundada em 1879. A multinacional de...

Deutsche Bank arrisca multa gigante

O Departamento de Justiça dos EUA vai exigir ao Deutsche Bank o pagamento de uma multa recorde de 14 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros), segundo noticiou, dia 15, a agência AFP. O banco alemão é acusado de ter comercializado conscientemente produtos...

Marcha em Londres apoia refugiados

Perto de 20 mil pessoas, segundo dados da polícia, desfilaram, dia 17, em Londres para exigir uma política de acolhimento mais generosa para com os refugiados. Os manifestantes partiram de Park Lane, no centro da cidade, agitando cartazes nos quais se lia «Um mundo, um povo», «Os...