Bayer compra Monsanto
O grupo alemão Bayer anunciou, dia 14, a compra da norte-americana Monsanto por 66 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros), operação que dará origem à maior companhia de sementes e fertilizantes do mundo.
Já em Maio, a Bayer tinha oferecido 122 dólares por acção (109 euros) da Monsanto, subindo em várias ocasiões o valor, até se fixar em 128 dólares.
«A transação junta duas actividades diferentes, mas bastante complementares», referiu o grupo germânico em comunicado. Além do negócio dos pesticidas, a Bayer passará a dominar o mercado das sementes, duplicando a sua facturação global.
As duas empresas representam juntas um volume de negócios anual de 23 mil milhões de euros, empregando cerca de 140 mil pessoas.
A Bayer prevê financiar a transação através de uma combinação de capital próprio e externo. Para isso, vai fazer um aumento de capital e conta com um financiamento de 57 mil milhões de dólares (50 893 milhões de euros) dos bancos Merrill Lynch, Credit Suisse, Goldman Sachs, HSBC e JP Morgan.