México
O México e a Austrália concordaram em estabelecer mecanismos de aproximação para incrementar o comércio, atrair investimentos, fortalecer os intercâmbios na área da educação, promover o turismo e continuar a combater o crime organizado.
O anúncio, no início desta semana, foi feito durante a visita oficial do governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove, ao México, a primeira deslocação deste tipo e que se inscreve no 50.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois estados.
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, recebeu o visitante e revelou que foi acordado impulsionar o diálogo político a todos os níveis para promover as trocas económicas, assim como continuar a trabalhar visando a integração das economias do Pacífico. Especificou que o México aproveitará «todo o potencial de cooperação» e enviará mais investigadores para a Austrália, em sectores como o meio ambiente, a educação, a inovação, a ciência e a tecnologia.
Do seu lado, Cosgrove assegurou que a Austrália é uma nação próspera, amigável e aberta, pelo que procura com o México mais investimento e comércio.