Mais desemprego<br>e menos crescimento

A taxa de desemprego no conjunto da União Europeia situou-se em 8,6 por cento, enquanto a economia abandou o ritmo de crescimento.

Segundo dados do Eurostat, quase 21 milhões de pessoas estavam desempregadas em Junho, das quais 16,3 milhões viviam nos 19 países da zona euro.

Na zona euro, a taxa de desemprego manteve-se nos 10,1 por cento, com a Grécia e a Espanha a apresentarem os índices mais elevados.

Na comparação homóloga, o número de desempregados nos Vinte e Oito caiu 2,1 milhões de pessoas, enquanto na zona euro a descida foi de 1,4 milhões.

Nos jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego eleva-se a 18,5 por cento na UE e a 20,8 por cento na zona euro.

No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto evoluiu apenas 0,3 por cento, ou seja, metade do crescimento verificado no trimestre anterior (0,6%).

A mesma tendência foi registada em toda a UE, com o PIB a aumentar 0,4 por cento contra 0,5 por cento no primeiro trimestre do ano.

Em Julho, a taxa de inflação não foi além dos 0,2 por cento em comparação com o mesmo mês de 2015.



Mais artigos de: Breves Europa

França<br>mobiliza reservistas

O presidente francês anunciou, dia 28, a criação de uma Guarda Nacional para ajudar as forças de segurança na luta antiterrorista. De acordo com um comunicado do palácio do Eliseu, a Guarda Nacional será constituída pelas reservas operacionais existentes,...

Aeroportos passam<br>para privados

O governo francês entregou, dia 28, os aeroportos de Nice e de Lyon a concessionários privados em troca de um encaixe financeiro de 1,74 mil milhões de euros. O aeroporto de Nice (o terceiro maior do país com 12 milhões de passageiros por ano) será explorado até 2044...

Lloyds despede<br>mais três mil

O banco britânico Lloyds anunciou, dia 28, um plano que prevê o despedimento de mais três mil trabalhadores e o encerramento de 200 sucursais até 2017. O número total de empregos eliminados sobe assim para 12 mil, desde que o grupo iniciou a reestruturação, em 2014....