Ilda Figueiredo recebe Medalha de Honra de Gaia
No âmbito das comemorações do 32.º aniversário da elevação de Vila Nova de Gaia a cidade, a economista Ilda Figueiredo, que desempenhou funções de vereadora (11 anos) e de membro da Assembleia Municipal (quatro anos pela CDU) naquele concelho, para além de ter sido deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu pelo PCP, foi distinguida no passado dia 28 de Junho com a Medalha de Honra, o galardão mais elevado da cidade, e o título de «Cidadã Honorária de Vila Nova de Gaia».
Na sua intervenção, pronunciada em nome dos mais de 30 homenageados naquela sessão, incluindo personalidades e organizações diversas, Ilda Figueiredo destacou o contributo que a generalidade dos homenageados deu para que o concelho de Vila Nova de Gaia seja o que é hoje, um dos mais importantes do País. Destacou ainda a importância dos diversos contributos nas áreas culturais, desportivas, associativas, mas também nas actividades produtivas e nas mais distintas profissões, pelo que considerou ser justo que o poder político democrático a nível do executivo municipal reconhecesse desta forma simbólica, no dia do Município, a contribuição das pessoas e das diferentes organizações no desenvolvimento de Vila Nova de Gaia e da área Metropolitana do Porto.
Por último, reafirmou que o município podia continua a contar com esses contributos para assegurar que Vila Nova de Gaia seja um concelho com maior desenvolvimento e progresso social.
Ilda Figueiredo é actualmente vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo pela CDU e presidente da direcção nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação. A nível partidário, integra a Direcção da Organização Regional do Porto e o Comité Central do PCP.