Editorial

DESENVOLVIMENTO SOBERANO

Num quadro em que são ainda muito visíveis os impactos da vitória da «Saída» do Reino Unido da...
Opinião
Actual

As tropas de Schauble

Wolfgang Schauble, «tesoureiro da UE», apologeta da «prioridade total à estabilidade financeira» e...
Actual

Ainda as sanções

O alarido que, mais ou menos justamente, fez correr, nos últimos dias, rios de tinta na comunicação social portuguesa...
Actual

Se cá nevasse...

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque teve a semana passada um inesperado ataque de sinceridade que me deixou, confesso, de...
PCP

Festa única

Estamos já a menos de dois meses da Festa do Avante!, numa fase essencial e decisiva da sua preparação, onde, entre os múltiplos aspectos que concorrem para a sua realização, assumem particular importância a participação na construção da Festa com a mobilização para as jornadas de trabalho e a sua divulgação, promoção e a venda da EP.

Crónica Internacional

O <i>Brexit</i> e a NATO

Eles estão surpreendidos e desorientados. O grande capital financeiro sofreu na Grã-Bretanha uma derrota histórica. As...
A talhe de foice

Hão-de ir longe...

O novo entretém do comentário português e arredores (entendendo-se por arredores a Europa de que somos o rosto, como...
Em Foco

Basta de submissão

«Basta de submissão à União Europeia e ao euro» é uma consigna que talvez como nunca hoje se impõe em nome do interesse dos trabalhadores, do povo, do desenvolvimento do País, da soberania e independência nacionais», afirmou Jerónimo de Sousa num comício realizado em Queluz, Sintra.

Combater a precariedade<br>de viva voz

O cineteatro Constantino Neri, em Matosinhos, foi pequeno para acomodar as centenas de pessoas que na passada quarta-feira, 29 de Junho, afluíram ao comício da Organização Regional do Porto para assinalar o encerramento da primeira fase da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade».

«Este é um tempo de iniciativa»

«Nesta nova fase da vida nacional, que se inaugurou em consequência das eleições legislativas de Outubro e da derrota do governo do PSD/CDS, cedo decidimos colocar como uma importante prioridade do nosso trabalho, intervenção e luta política, a defesa, reposição e conquista de direitos dos trabalhadores e do nosso povo – e nela dar particular destaque à batalha do direito ao trabalho e ao trabalho com direitos, na qual se insere a campanha nacional do PCP «Mais direitos, mais futuro – não à precariedade», cuja primeira etapa de um prolongado caminho de combate se encerra com este comício aqui em Matosinhos», disse o Secretário-geral do PCP no discurso que encerrou a iniciativa, e do qual publicamos excertos.

Solução está nas mãos dos trabalhadores

Desde o dia 18 de Fevereiro que o Partido está na rua, empresas, locais de trabalho e outros locais de concentração em contacto com os trabalhadores e as populações e a procurar concretizar os objectivos a que se tinha proposto com a campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade».

 

PCP

Não às chantagens da UE

Rejeitar as chantagens da União Europeia e as sanções sobre Portugal, defender a soberania e o interesse nacional são os objectivos das acções iniciadas anteontem pelo PCP de Norte a Sul do País.

 

Uma questão de Cultura

A política de direita é responsável pela profunda crise em que se encontra a Cultura,daí ser imperioso romper com ela, sintetizou Jerónimo de Sousa no final de uma reunião de quadros comunistas do sector, dia 2, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Organizar e unir

A intervenção própria dos comunistas nas empresas dá mais força à luta dos trabalhadores pelo emprego e os direitos, contra os despedimentos, a precariedade e a exploração.

O IVA não é tudo

A Comissão Regional dos Micro, Pequenos e Médios Empresários de Setúbal do PCP, num...

Condições dignas

O PCP defende que os mariscadores que diariamente recorrem à apanha de ameijoa japonesa no estuário do Tejo tenham melhores...

O Militante nas bancas

O número de O Militante de Julho e Agosto já saiu. A revista do PCP traz como imagem de capa a...
Trabalhadores

Sem rodeios nas 35 horas

No dia 1, saudando a entrada em vigor da lei que repõe a semana de trabalho de 35 horas na Administração Pública, os sindicatos da CGTP-IN exigiram que não haja exclusões. Foi anunciada greve na Saúde.

Vitória de todos no <i>handling</i>

O Sitava considerou que no acordo sobre o sector do handling, alcançado com o Governo no dia 30, «todos somos vencedores». Mas o sindicato alertou que o resultado não pode ser assumido como definitivo.

Ressarcido, não sancionado

Portugal «deve ser ressarcido, e não sancionado», contrapôs a CGTP-IN, reagindo no dia 4, segunda-feira, às afirmações do ministro alemão das Finanças e às ameaças da troika.

Greve na OGMA amanhã

Uma greve de 24 horas foi convocada para amanhã, dia 8, na OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, pelo Sindicato dos...

Sargentos

A Associação Nacional de Sargentos reiterou que o EMFAR (Estatuto dos Militares das Forças Armadas, que entrou em vigor...

Alerta na Ambicargo

O PCP questionou na AR o Governo sobre a falta de condições de trabalho dos motoristas da Ambicargo, no Parque Industrial da...

Na SCML pelos salários

Os trabalhadores do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (Cascais) participaram...

Feriados pelo contrato

Para exigir que a Panrico pague o trabalho em dias feriados conforme previsto no contrato colectivo de trabalho, dezenas de trabalhadores...
Assembleia da República

Repor freguesias no respeito<br>pela vontade popular

O projecto de lei do PCP que estabelece o regime para a reposição de freguesias baixou à comissão, sexta-feira, 1, sem votação, por 90 dias, acompanhado por diplomas sobre a mesma matéria entretanto apresentados por PS e BE.

Nem instabilidade<br>nem retrocesso

O PCP considera que «não está tudo feito» no capítulo do Ensino, bem pelo contrário, mas entende que se há nota que marca este ano lectivo «não é nem a da instabilidade nem a do retrocesso».

Ir mais longe<br>nos avanços

O PCP defende o incremento de medidas que permitam «eliminar todas as barreiras que ainda persistem e que impedem os utentes de aceder aos cuidados de saúde». Esta uma exigência que a deputada comunista Carla Cruz tornou extensiva à melhoria dos cuidados de saúde primários e hospitalares, assegurando a sua qualidade e a sua total cobertura do território nacional.

Nacional

Projecto LAW-TRAIN<br>é inaceitável

Ao participar no Projecto LAW-TRAIN, Portugal está a «legitimar» e a «dar cobertura» ao sistema israelita de controlo e repressão militar, denuncia o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).

Multa injustificável

O Tribunal de Justiça europeu aplicou uma multa a Portugal, no valor de três milhões de euros, mais oito mil euros...

Toxicodependência<br>exige respostas

O PCP exige que o Governo reverta a extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência e crie um gabinete de apoio e abrigo temporário na zona oriental do Porto.

Sim à Paz, não à NATO

Para amanhã, sexta-feira, 8 de Julho, às 18h00, na Rua do Carmo, em Lisboa, e no sábado, 9 de...
Europa

Terra para produzir

O Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (SAT) voltou a ocupar, dia 28, a herdade de Somonte, desafiando a ordem de despejo do tribunal executada dias antes pelas autoridades.

Mudar de rumo

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu «deploram e condenam» a forma como o directório da UE «age perante uma decisão legítima e soberana do povo do Reino Unido».

Infractores beneficiados

A justiça luxemburguesa condenou, dia 29, os dois antigos empregados da firma de auditoria PricewaterhouseCoopers, que revelaram o...
Internacional

Manifesto em defesa do MST

A recente criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por sectores da Justiça de Goiás, que já levou à prisão de dois activistas, está a indignar o Brasil.

O mito do processo de paz

O governo israelita rejeitou o apelo do Quarteto para o Médio Oriente, divulgado dia 1, de pôr fim à construção de colonatos nos territórios palestinianos ocupados.

Armas para terroristas

Um autêntico arsenal de armas enviadas pela CIA e pela Arábia Saudita para a Jordânia, destinadas aos grupos sírios...

Pobreza cresce na Argentina

O número de pobres na Argentina aumentou entre 30 e 35 por cento desde Dezembro de 2015, revelam estudos levados a cabo por diferentes...

Uma ilha africana

Evidenciando os laços históricos que unem os povos de Cuba e África, Amílcar Cabral...
Temas

Provocação belicista

A cimeira que a NATO realiza em Varsóvia nos próximos dias representa, pelos seus objectivos, mais um ousado e perigoso passo no sentido da intensificação da sua acção agressiva e, nomeadamente, já forte pressão militar sobre a Federação Russa. Em Portugal, como noutros países, ecoará uma vez mais a exigência e a urgência de dissolução deste bloco político-militar agressivo.
Argumentos
Cultura

Um comunista filósofo

Celebra-se este ano o centenário de nascimento do camarada Vasco de Magalhães-Vilhena que nasceu a...
TVisto

A serpente

Estes têm sido, na televisão e não só, os dias do futebol, o que concilia o apetite das gentes com o objectivo...
Memória
Aconteceu

TCB já operam<br>na Moita

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) começaram, na segunda-feira, 4, a operar no concelho da Moita, com percursos em Alhos...

Faleceu Camilo de Oliveira

O actor Camilo de Oliveira faleceu, dia 2, aos 91 anos, vítima de doença prolongada.Em cerca de 70 anos de carreira, dedicados...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“O referendo à Europa proposto pelo BE foi um impulso do congresso.”...