Novo protesto em França

Milhares de trabalhadores voltaram a manifestar-se, anteontem, terça-feira, em Paris contra a lei do trabalho, que foi votada naquele dia no Senado francês.

Desta vez, as autoridades policiais não colocaram obstáculos à realização da acção, ao contrário do que sucedeu com a manifestação de dia 23, que chegou a estar proibida.

Todavia, face à determinação dos sindicatos e de vários partidos de esquerda (PCF, Partido De Esquerda, Ecologia Verdes, NPA e Frente de Esquerda), que desafiaram a proibição, o governo acabou por recuar e autorizar o desfile, com percurso reduzido e rodeado por um forte dispositivo policial com dois mil agentes.

Os promotores congratularam-se com esta «vitória dos sindicatos e da democracia», reafirmando a sua disposição de continuar a lutar pela retirada do projecto de lei do trabalho.

Após a votação no Senado, onde a maioria de direita introduziu alterações ainda mais gravosas para os trabalhadores, o diploma entrará de novo na Assembleia Nacional, a partir de 5 de Julho, para uma segunda leitura dos deputados.



Mais artigos de: Breves Europa

PCP integra Comissão<br>«Papéis do Panamá»

Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, integra a comissão criada, dia 23, no Parlamento Europeu para investigar o escândalo fiscal conhecido como «Papéis do Panamá». Em nota de imprensa, os deputados do PCP frisam que «independentemente do apuramento dos...