Médicos Sem Fronteiras condenam UE
A organização «Médicos Sem Fronteiras» (MSF) anunciou, dia17, que não irá aceitar mais fundos da União Europeia e dos seus estados-membros, em protesto contra a política migratória, que «repele pessoas e o seu sofrimento para longe das costas europeias».
Em conferência de imprensa realizada em Bruxelas, a organização não-governamental criticou em particular o acordo concluído em Março, entre a UE e a Turquia, no âmbito do qual todos os migrantes chegados à Grécia, incluindo os requerentes de asilo, são enviados para a Turquia.
A MSF condena a resposta «vergonhosa» da UE, «que se focaliza mais na dissuasão do que na ajuda e na protecção» dos migrantes que chegam ao continente, declarou Jérôme Oberreit, secretário-geral internacional da ONG.
A decisão de rejeitar a ajuda financeira da UE tem efeitos imediatos e aplica-se a todos os projectos da organização em vários países do mundo. Em 2015, as verbas concedidas pelas instituições europeias representaram 19 milhões de euros, a que acresceram 37 milhões de euros atribuídos por estados-membros.