- Nº 2219 (2016/06/9)

Museu Marítimo

Breves Nacional

No dia 31 de Maio, foi inaugurado o Museu Marítimo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que enalteceu o trabalho da autarquia na recuperação e preservação do património. Presentes estiveram ainda, entre outros, Augusto Pólvora, presidente da Câmara, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, autarcas e várias entidades que apoiaram e participaram na instalação deste equipamento.

Felícia Costa, vice-presidente do município, destacou a importância deste espaço cultural para Sesimbra. «O Museu Marítimo é um dos projectos culturais mais relevantes para o concelho e tem um simbolismo muito forte para a vila e para a sua comunidade, porque disponibiliza um valioso espólio, reunido ao longo de décadas, que dá a conhecer a história e o saber único dos sesimbrenses, e porque é o culminar do processo de recuperação da Fortaleza de Santiago, o local ideal para a instalação deste museu», referiu, acrescentando que aquele é um museu da comunidade, pela proximidade e colaboração dos sesimbrenses ao longo dos anos.

A inauguração contou ainda com a presença de muitos munícipes, que quiseram ser os primeiros a visitar os vários espaços do Museu Marítimo, que apresenta uma componente lúdica e interactiva que surpreendeu e cativou todos os presentes.

O museu vai estar aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 13 e das 14.30 às 17.30 horas. Os residentes no concelho têm entrada gratuita.