Editorial
Opinião
PCP

35 horas: luta, vitória, experiência

As 35 horas de trabalho na função pública vão ser repostas. É uma vitória dos trabalhadores e uma derrota da operação do grande capital, assumida pelo governo PSD/CDS-PP que, ao aumentar o horário de trabalho semanal de 35 para 40 horas na função pública, teve como objectivo iniciar um processo de aumento da jornada de trabalho para todos os trabalhadores e inverter a marcha da história de redução progressiva do horário de trabalho fruto da luta do movimento operário no último século e meio.

Actual

Dois casos sintomáticos

No debate quinzenal na AR, na passada sexta-feira, Jerónimo de Sousa questionou o primeiro-ministro sobre diversas matérias, das...
Actual

O sr. Praet acha coisas

Peter Praet é membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu. Antes disso, passou pelo FMI e pelo banco central belga. Um...
Actual

O golo fora

Foi o Presidente do Sindicato quem o disse, referindo-se ao acordo entre o Sindicato dos Estivadores e o patronato do Porto de Lisboa: um...
Crónica Internacional

Obama em Hiroshima

O primeiro presidente dos EUA a visitar Hiroshima depois do seu bombardeamento atómico em 6 de Agosto de 1945 recusou pedir desculpa...
A talhe de foice

Mas têm

Armou-se um aranzel com a greve portuária de Lisboa, em crescendo de há três semanas para cá. Houve...
Em Foco

Fomos, somos<br>e seremos comunistas

Pelo momento conturbado, no plano nacional e internacional, em que se realizaram, pelo que representaram de debate amplo e democrático no interior do Partido e pelas importantes decisões e orientações que aprovaram, o XII, XIII e XIV congressos são momentos definidores de um Partido Comunista de princípios firmes, com pensamento próprio e um colectivo combativo e determinado. Em tempos difíceis, em que tantos outros soçobraram, o PCP revelou uma impressionante capacidade de resistência e de confiança no seu ideal e projecto.

Feriados reconquistados

A reposição dos feriados «simboliza mais um passo na concretização de um caminho de luta e de todo um esforço de reconquista de direitos usurpados que é preciso continuar a percorrer e a alargar a outros domínios», realçou o Secretário-geral do PCP, dia 25, no Seixal.

PCP

Mais direitos<br>para crianças e pais

Jerónimo de Sousa visitou ontem, no Dia Internacional da Criança, a sociedade «A Voz do Operário», em Lisboa, onde deu a conhecer as propostas do PCP para alargar os direitos das crianças e das mães e pais trabalhadores.

Mais Partido para intervir

O reforço do PCP a vários níveis é uma prioridade, sublinhada na Assembleia Regional de Santarém realizada domingo, 29, no Tramagal, com a presença do Secretário-geral do PCP.

Nada está adquirido<br>para sempre

Num almoço em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, Jerónimo de Sousa afirmou que a actual solução política será tanto mais duradoura «quanto mais corresponda aos interesses do povo português».

Vamos construir<br>a melhor das festas

Concluída a campanha de fundos e com a construção das infra-estruturas a avançar a bom ritmo, é tempo de o colectivo partidário lançar mãos à obra e erguer a maior e melhor Festa do Avante!.

Trabalhadores

Estivadores derrotam chantagem

Na noite de 27 de Maio foi alcançado um acordo que o Sindicato dos Estivadores considerou bastante positivo e no dia 28 a Fectrans/CGTP-IN saudou os trabalhadores e o SETC por terem obtido uma importante vitória.

Reforçados para a luta

O reforço da organização sindical, tendo em vista melhorar a organização dos trabalhadores, a intervenção nas diversas frentes e a luta a partir dos locais de trabalho é um traço comum aos congressos em Aveiro e no Funchal.

Milhares pela escola pública

Dezenas de milhares de assinaturas vão ser entregues amanhã no Parlamento e no Ministério da Educação, em defesa da escola pública, seguindo-se uma «tribuna» no Camões, enquanto cresce a mobilização para a «marcha» de dia 18.

Os feriados e o resto

«Para além dos feriados recuperados e de alguns outros direitos que valorizamos, os trabalhadores exigem mais», comentou a...

Negociação na Portway

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos revelou no dia 30, segunda-feira, que foi decidido retomar as...

Despedimento contestado

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou na sexta-feira, dia 27, apenas com os votos favoráveis...
Assembleia da República

Respeitem a nossa soberania!

Jerónimo de Sousa voltou a repudiar as ingerências das instituições europeias nas opções políticas nacionais, exigindo que respeitem a nossa soberania, e defendeu a necessidade de ser prosseguida a correcção das injustiças geradas pelo governo do PSD e do CDS.

Travar a concorrência ilegal

Baixou à comissão, sem votação, para apreciação na especialidade, o projecto de lei do PCP que prevê o reforço de «medidas dissuasoras da actividade ilegal no transporte em táxi».

Pelo combate firme à precariedade

O PCP tem propostas concretas para combater a precariedade na estiva. Um projecto de resolução nesse sentido está em pleno processo legislativo no Parlamento.

Nacional

Evolução positiva em Loures

No concelho de Loures, «a gestão da CDU está no caminho certo», afirmou Jerónimo de Sousa, no dia 24, após uma visita a obras em curso e já executadas pelo município.

Escolas degradadas, <br>obras adiadas

Dando continuidade ao «Roteiro da Educação», os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas, acompanhados por outros eleitos, visitaram, no actual ano lectivo, 14 escolas dos diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao Ensino Secundário, tendo identificado diversos problemas.

Multas ilegais no Porto

No Porto, como a CDU tem vindo a alertar, o processo de privatização do estacionamento na via pública transformou a mobilidade num negócio e destruiu competências dos serviços municipais.

Europa

Hollande surdo aos protestos

Face à surdez do governo à vaga de protestos que abala a França há quase três meses, os sindicatos mostram-se determinados a prosseguir a luta até ao fim.

Comboios parados

Uma greve iniciada, dia 25, nos caminhos-de-ferro da Bélgica continuava no início da semana a perturbar fortemente a circulação ferroviária no país.

 

Ecologista ganha presidenciais

O candidato independente Alexander van der Bellen, economista de 72 anos e antigo líder do partido «Os Verdes», ganhou a...

Estudantes recebidos no PE

Um grupo de estudantes, professores e pessoal não docente da Universidade de Aveiro foi recebido, dia 25,...
Internacional

Obama sem perdão

Barack Obama concluiu no Japão um périplo pela Ásia. Em Hiroxima escusou-se a pedir desculpa pelos bombardeamentos nucleares sobre aquela cidade e a de Nagasaki.

Mobilização pela terra e a paz

Milhares de trabalhadores agrícolas colombianos participam, desde segunda-feira, 30, na jornada nacional de mobilização e luta em defesa da reforma agrária.

NATO é guerra

Um conjunto de organizações portuguesas propõe a dinamização de acções comuns e convergentes para exigir a dissolução da NATO e denunciar os objectivos da reunião que a Aliança Atlântica realiza a 8 e 9 de Junho, em Varsóvia, na Polónia.

Haiti volta às urnas

Após meses de incerteza e ampla contestação popular, os haitianos deverão voltar às urnas. A proposta de...
Temas

A União Bancária

Em Setembro de 2008 é anunciada a falência do banco Lehman Brothers, instituição maior norte-americana criada em 1850 e com escritórios nas principais praças financeiras mundiais. Era a revelação da crise do «subprime» que rapidamente se espalhou a outras instituições do mundo inteiro.

Argumentos
TVisto

Elas

Desta vez, a primeira desde que a série começou a ser transmitida, não foi preciso esperar pela fronteira...
Memória
Aconteceu

Feira do Livro abriu em Lisboa

A 86.ª Feira do Livro de Lisboa foi inaugurada, dia 26, no Parque Eduardo VII, contando com 123 editores e livreiros e o número...

CLUP comemorou 50 anos

O Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP) comemorou o 50.º aniversário com um concerto realizado, dia 21, na Sala Suggia...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Somos livres de emitir as recomendações e de aplicar o pacto [de...