VILA DO CONDE

Celebrar a vitória

A Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP realizou recentemente um vivo e participado debate sobre a vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, por ocasião do 71.º aniversário de tão significativo acontecimento da história recente. A intervenção principal ficou a cargo de José António Gomes, professor, escritor e membro do Sector Intelectual do Porto do PCP, que recordou o papel destacado dos comunistas na resistência ao nazi-fascismo nos países ocupados e no combate militar às hordas hitlerianas, na Frente Leste. A título de exemplo, José António Gomes recordou o cerco a Leninegrado, que durou 872 dias e custou a vida a um milhão de soviéticos. Mas os soviéticos sempre resistiram, nunca cederam e, por fim, venceram.

As vitórias soviéticas em Stalinegrado e Kursk foram consideradas momentos decisivos para a viragem do curso da guerra. A libertação do território da União Soviética e da Europa Oriental e central foi obra do exército, do Partido e do povo soviéticos, que deram o contributo maior para a derrota do nazi-fascismo, afirmou-se no salão do Centro de Trabalho do Partido em Vila do Conde. Os presentes manifestaram a sua preocupação com o ressurgimento de forças neonazis em muitos países da Europa, tantos anos após o final da Segunda Guerra Mundial.



Mais artigos de: Breves PCP

Investir na pesca

O deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, Bruno Dias, esteve no dia 10 no Porto de Abrigo de Sesimbra, onde esteve reunido com representantes da Associação de Armadores de Pesca Artesanal Local do Centro e Sul, Artesanal Pesca e Doca Pesca. Esta visita ocorreu após a...