Reposição das freguesias
A Assembleia da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova aprovou, no dia 28, por unanimidade, uma moção que defende a reposição das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, como se encontravam à data das eleições autárquicas de Setembro de 2013.
No documento salienta-se que o processo de «agregação», contra «a vontade das respectivas assembleias de freguesia e da própria Assembleia Municipal» de Gondomar, «não constitui uma melhoria do serviço público, nem favorece a participação dos cidadãos numa democracia que se deseja de proximidade».
Em nota de imprensa, a Junta de Freguesia «saúda» este consenso alcançado «por todas as forças representadas no respectivo órgão deliberativo» e «reafirma a sua posição contra a imposição da agregação das freguesias». A autarquia reafirma, de igual forma, que «a extinção das freguesias, imposta pelo governo anterior, se insere num processo mais vasto de reconfiguração do Estado, de liquidação de serviços públicos e de destruição do Poder Local Democrático, enquanto conquistas de Abril».
Neste sentido, a Junta de Freguesia «solicita assim que seja iniciado um processo de reposição das freguesias, de acordo com a vontade das populações e os órgãos autárquicos eleitos».