«Unidos Podemos»
A coligação entre o Podemos e a Esquerda Unida às eleições legislativas de 26 de Junho em Espanha terá o nome oficial de «Unidos Podemos», segundo foi anunciado dia 13.
Todavia, ambos os partidos farão campanhas diferenciadas e estarão presentes nos boletins de votos com suas próprias siglas, sob a designação Podemos-IU.
O nome «Unidos Podemos» destina-se tão só a cumprir uma disposição legal que obriga as coligações a ter um nome próprio.
Dois dias antes, as duas formações apresentaram um programa comum em que se comprometem a aplicar 50 medidas caso consigam formar governo.
O documento, intitulado «Mudar Espanha: 50 passos para governar juntos» inclui várias propostas dos dois partidos, em que se destacam a criação de uma banca pública, a introdução de um rendimento mínimo garantido, a criação de um Plano de Trabalho Garantido ou ainda a realização de um referendo sobre a independência na Catalunha.
Uma sondagem realizada na semana passada indica que a coligação entre o Podemos e a IU pode tornar-se na segunda força no parlamento com 84 deputados, atrás do PP (128), mas à frente do PSOE (73) e dos Ciudadanos (40).