Editorial
Opinião
Actual

Tanto sarro, senhores...

Desde que foi arredado das cadeiras do poder o CDS descobriu uma nova vocação, que a bem dizer são duas: questiona tudo e...
Actual

Shakespeare

Há coisas com 400 anos que permanecem inteiramente vivas. Uma delas é a obra de William Shakespeare, sobre cujo falecimento...
A talhe de foice

À nora

No dobar dos dias, a política tem biombos para esconder o que for preciso, pugnando para impor leituras da realidade que caibam na...
PCP

Este é o Partido que cumpre Abril<br>e honra Maio

Por todo País este é um justo tempo de comemoração e luta. Comemoração da Revolução de Abril, dos 40 anos da Constituição da República que consagrou as conquistas obtidas no processo revolucionário, com olhos postos numa grande mobilização para o 1.º de Maio e para as lutas que se lhe seguem.

Crónica Internacional

Solidariedade de Abril

Nas comemorações do 25 de Abril os valores da solidariedade internacionalista ocuparam uma vez mais um lugar importante. O povo...
Em Foco

<font color=0039dd>Muitos mil para continuar Abril</font>

Um pouco por todo o País, múltiplas e variadas iniciativas ocorrem no dia 25 de Abril, bem como na noite anterior, para recordar a gesta libertadora dos militares de Abril e a vontade do povo na mudança para um Portugal mais justo, solidário e fraterno.
Numa das maiores manifestações de sempre do 25 de Abril em Lisboa, milhares de pessoas desfilaram do Marquês do Pombal à Praça do Rossio, mostrando que permanecem bem vivos os valores da Revolução dos Cravos.

<font color=0039dd>Inabalável confiança no futuro</font>

No concelho de Loures o aniversário da Revolução do 25 de Abril foi comemorado no domingo, 24, com um mega almoço onde se reafirmou a fidelidade aos seus valores, que são força e guia de acção para a construção de um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social.

E à quadragésima chegamos<br>ao Cabo

A 40.ª edição da Festa do Avante!, que tem lugar no próximo mês de Setembro, será inesquecível, por se realizar pela primeira vez num terreno maior e ainda mais ligado ao rio, resultante do seu alargamento à Quinta do Cabo. Em ano de redondo e significativo aniversário, recordamos as aventuras e desventuras da Festa – desde a antiga FIL ao Jamor, passando pela Ajuda e o Infantado, até à Quinta da Atalaia –, que, como Álvaro Cunhal afirmou em 1976 e a história confirmou, é a «maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País».

Avançar com a luta

Para as comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores, o lema da CGTP-IN é «Avançar pela mudança, defender, repor, conquistar» nas áreas do emprego, da contratação colectiva, dos salários, dos direitos, das 35 horas semanais e dos serviços públicos.

PCP

Trilhar os caminhos do futuro

Três centenas de quadros da Organização Regional do Porto participaram, no dia 19, numa reunião regional preparatória do XX Congresso do Partido, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Vitória no Metro<br>e na Carris

Jerónimo de Sousa esteve ontem, 27, com os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa a saudar a reposição dos complementos de reforma aos aposentados, após 27 meses de luta.

O direito à dignidade

A acção do PCP junto dos reformados, pensionistas e idosos terminou na semana passada após um mês intenso marcado por centenas de iniciativas em todo o País.

Reforçar o Partido e a luta

«Um PCP mais forte para um concelho com melhor futuro» foi o lema da 13.ª Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal do PCP, que se realizou no dia 17 no auditório Charlot.

Trabalhadores

Luta forte no Pingo Doce

Na concentração que o CESP/CGTP-IN promoveu dia 20, frente à sede do Pingo Doce e do Grupo Jerónimo Martins, foi aprovada a realização de protestos, durante esta semana, junto de supermercados em diferentes distritos.

Está na hora da ruptura

«Este é o momento de romper com a política de espoliação», contrapôs a CGTP-IN reagindo à divulgação do «programa de estabilidade». Nos transportes, na saúde e na educação, sindicatos exigem mudanças reais para melhor.

<i>Handling</i> marcha dia 4

Os trabalhadores da SPdH (Groundforce) decidiram realizar na próxima quarta-feira, 4 de Maio, uma iniciativa conjunta com os...

Protesto no Tivoli

No dia 25 de Abril, desde cerca das 8h30, concentraram-se frente à porta principal do Hotel Tivoli...

Solidariedade internacionalista

Condenando a forma arbitrária como as autoridades marroquinas ocupantes trataram o sindicalista e preso político Brahim Saika,...

12.º Congresso da Fenprof

Decorre amanhã e sábado, dia 30, no auditório do Seminário de Vilar, no Porto, o 12.º Congresso Nacional...
Assembleia da República

Fazer frente às pressões<br>e ingerências

O PCP acusa as instâncias da União Europeia de pressões e chantagem sobre o nosso País, defendendo que é preciso não ceder e rejeitar com veemência o caminho que nos querem impor à força.

Defesa firme<br>da produção nacional

A criação de mecanismos de reestruturação de crédito constitui uma das recomendações ao Governo presentes em projecto de resolução do PCP aprovado recentemente, em cinco dos seus sete pontos, pelo Parlamento.

Repor a justiça

Encontra-se na comissão de Trabalho e Segurança Social, para onde baixou, sem votação, no passado dia 8, por um...
Nacional

Estudantes exigem soluções

Os estudantes universitários de Lisboa debateram, no dia 20, os problemas comuns nas faculdades, reclamaram a reposição do passe escolar, um novo regulamento de bolsas e um processo de candidaturas menos burocrático.

Seixal consolida contas

Em 2015, a situação económico-financeira da Câmara do Seixal registou uma evolução muito positiva dos principais indicadores, com um resultado líquido no montante de 15,2 milhões de euros.

O Cante no feminino

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai iniciar no sábado, 30, às 15 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, umas...

«Vai uma maçã?»

A Câmara de Santiago do Cacém está a levar a cabo, até ao dia 7 de Maio, uma campanha de...
Europa

Pelos direitos<br>e democracia

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 23, em Hannover, no Norte da Alemanha, contra o acordo de comércio (TTIP), na véspera da visita de Barack Obama.

França hoje em luta

Os trabalhadores franceses saem hoje, 28, de novo às ruas para exigir a retirada do projecto de lei do trabalho, que começará a ser debatido dia 3 de Maio no parlamento.

Grandes derrotados

Pela primeira vez na história recente da Áustria, os candidatos do partido social-democrata (SPO) e dos...

Estado capitaliza EDF

O governo francês revelou, dia 22, que vai injectar três mil milhões de euros na eléctrica pública EDF,...

Do estado<br>a que isto chegou

Uma sequência de acontecimentos dos últimos dias é particularmente reveladora do estado a que chegou o processo de...
Internacional

Ucrânia submersa pelas trevas

O massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa foi emblemático do curso imposto na Ucrânia após o golpe de Estado de Fevereiro desse ano e da ascensão das forças nazi-fascistas com o apoio dos EUA e da UE.

Avançar

Preservar e aperfeiçoar o socialismo foram as principais conclusões do 7.º Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado entre 16 e 19 de Abril, em Havana, capital do país.

Temas

130 anos depois uma batalha<br>que continua

As greves e manifestações do operariado norte-americano pela redução do horário de trabalho para oito horas diárias e 48 semanais no máximo, iniciadas no dia 1 de Maio de 1886, com especial incidência na região industrializada de Chicago fazem 130 anos no próximo dia 1.º de Maio. Estas greves, os acontecimentos sangrentos provocados pela repressão policial nos dias seguintes e a condenação à forca de quatro dirigentes operários e um quinto a prisão perpétua, ainda hoje ecoam no mundo como símbolo de injustiça, factor de mobilização e de solidariedade entre os trabalhadores e incentivo à sua luta pela redução diária e semanal do horário de trabalho.

Argumentos
TVisto

Este dia de Abril

Era preciso escolher, mas é preciso registar que houve por onde fazer essa escolha entre diversos programas que directa ou...
História

Paz e solidariedade

O dia 24 de Abril é uma data marcante na história do movimento da paz português, pois foi...
Memória
Aconteceu

TEC estreou «Guernica»

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreiou, dia 20, a peça «Guernica», da autoria do espanhol Fernando Arrabal.om...

Prince morre<br>aos 57 anos

O músico e compositor norte-americano Prince morreu, dia 21, aos 57 anos. Nascido em Minneapolis, em 1958, Prince Rogers Nelson era...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

“O défice não se reduz por aumento dos impostos. Se fosse assim, tudo se...