Editorial
Opinião
A talhe de foice

Projectos

Nos destroços do «governo PaF» vagueiam bufarinheiros que, no conforto da Assembleia da República, cumprem com...
PCP

Coeso, determinado, confiante

Portugal chegou ao final de 2015 com um saldo acumulado e negativo, no plano económico e social, fruto de décadas de políticas de direita e de integração capitalista na União Europeia, que PS, PSD e CDS levaram a cabo, aprofundadas pelo governo PSD/CDS nos últimos quatro anos.

 

Crónica Internacional

Pressões e chantagens

Com a entrega na União Europeia do Esboço do Orçamento do Estado para 2016 pelo Governo do PS, eis que emergiu todo um...
Actual

Batatulinas

Ao seu melhor estilo Vasco Pulido Valente deu à luz, no jornal que o abriga, mais uma daquelas peças impregnadas de...
Actual

Silêncio ensurdecedor

Pelo menos dez mil crianças refugiadas desapareceram depois de chegarem desacompanhadas à Europa, informou a semana passada o...
Actual

Do sexismo ao anticomunismo

Inserida no ataque contra o PCP que por estes dias passa pelos jornais, Fernanda Câncio (FC) fez publicar no DN o artigo «E o...
Em Foco

Um Partido vivo, determinado e combativo

A dinamização da luta dos trabalhadores e do povo, a afirmação da alternativa patriótica e de esquerda e o reforço da organização, intervenção e iniciativa do Partido são batalhas exigentes e decisivas que o colectivo partidário comunista tem entre mãos. Estes foram temas em destaque nas grandes iniciativas realizadas em Coimbra e no Seixal, respectivamente na sexta-feira e no domingo, em que participou Jerónimo de Sousa.

«Não nos desviaremos <br>do caminho traçado»

No jantar de Coimbra e no comício do Seixal, Jerónimo de Sousa analisou a actual situação política nacional e reafirmou os principais desafios hoje colocados ao colectivo partidário. Publicamos em seguida excertos da intervenção proferida pelo Secretário-geral do PCP no comício do Seixal.

O valor da luta comprova-se

Em empresas e ramos de actividade do sector privado, na indústria, na hotelaria, nos transportes, no comércio e serviços, está em marcha o desenvolvimento da luta em defesa de direitos e pelo cumprimento da contratação colectiva que os consigna, em defesa de aumentos salariais justos e de emprego com condições dignas. Casos recentes voltam a comprovar quanto vale resistir.

PCP

Debater, planificar, concretizar

Os organismos do Partido aos mais variados níveis estão a analisar os resultados alcançados nas eleições para a Presidência da República e a traçar as linhas de acção para o futuro imediato.

Emoção entre camaradas

Familiares, amigos e camaradas celebraram na segunda-feira, 1, os 80 anos de Domingos Abrantes, num almoço carregado de emoção e confiança no futuro.

95 anos de uma vida cheia

Jaime Serra comemorou o seu 95.º aniversário junto dos seus camaradas, num convívio realizado...

A campanha continua

É já este ano que a Quinta do Cabo se junta à Atalaia para a 40.ª edição...
Trabalhadores

Empenho reafirmado

O Conselho Nacional da CGTP-IN declara que a central «continuará empenhadamente a intervir para concretizar a necessária mudança de política», numa resolução em que condena posições externas e internas a propósito do OE 2016.

Pelas 35 horas

Na leitura que fazem à elevada adesão à greve de dia 29, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) entendem que é clara a exigência dos trabalhadores de reposição das 35 horas semanais.

Assédio moral exposto

A greve no Hotel Marriott Lisboa, faz hoje uma semana, denunciou publicamente um ambiente de intimidação e ameaças no trabalho. Anteontem, a acusada foi a Teleperformance. Não são casos únicos.

Defender o trabalho na Açoreana

O Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (Sinapsa) pretende que o Governo garanta que «não serão, mais...

Valorizar o 1.º Ciclo

A Fenprof apresentou, no dia 28, a campanha nacional «1.º CEB: caminhos para a sua...

Congelamento salarial mantém-se

Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, manifestou o seu descontentamento com...

Pela CP Carga pública

Algumas dezenas de representantes dos trabalhadores da CP Carga realizaram um cordão humano contra a...
Assembleia da República

Respeitar direitos e valorizar salários

O anterior executivo ludibriou os portugueses quanto ao carácter temporário ou definitivo dos cortes de rendimentos, denuncia o Secretário-geral do PCP, que acusa PSD e CDS de tentarem agora «esconder esse engano premeditado».

Em benefício dos utentes e do SNS

O Parlamento aprovou, na generalidade, três projectos de lei do PCP visando a reversão ou manutenção na esfera pública dos hospitais de Fundão, Conde de São Bento (Santo Tirso) e São João da Madeira.

Justiça para quem deu a saúde e a vida

Urge fazer justiça aos ex-trabalhadores das Minas de Urânio, da ENU, na Urgeiriça, em Nelas, Viseu, reconhecendo-lhes o direito à indemnização por morte ou doença.

Banif sob inquérito

O deputado comunista António Filipe presidirá à comissão parlamentar de inquérito sobre o processo de...

Defender a instituição

O Parlamento aprovou recentemente um projecto de resolução do PCP para a cessação de vigência do decreto-lei...
Nacional

Carta a António Costa

A Confederação MURPI manifesta a sua profunda preocupação com a grave situação em que vivem milhares de reformados e pensionistas em Portugal.

Luta no Algarve

As comissões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve vão realizar acções de luta junto de alguns centros de saúde da região, no dia 12, e dos hospitais de Faro, Lagos e do Barlavento Algarvio, no dia 13.

Superior para todos

Num abaixo-assinado dirigido ao Governo, os estudantes do Ensino Superior reclamam melhores condições e «mais e melhor Acção Social Escolar» (ASE).

CDU mantém votação

Nas eleições autárquicas intercalares para a Câmara Municipal que decorreram no dia 24 de Janeiro em São...

Combater a obesidade infantil

Amanhã, 5, vai ser discutido na Assembleia da República um Projecto de Lei do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV)...
Europa

Ligado à máquina

Com sobranceria de recorte colonial, o socialista francês Pierre Moscovici, comissário da UE para...

Taxar os monopólios?

A Comissão Europeia estima que anualmente se perdem entre 50 mil milhões e 70 mil milhões de euros por fraude e evasão fiscal dos grandes grupos económicos.

Confisco e expulsão

A proverbial hospitalidade do Norte da Europa parece ter-se esgotado. Suécia, Dinamarca e mesmo a Alemanha apostam agora nas expulsões de refugiados.

PPP amarram estados

Portugal e Chipre são os países da União Europeia com um nível mais elevado de responsabilidades financeiras...
Internacional

Turquia soma mais guerra à guerra

As Nações Unidas exigem a investigação do presumível assassinato de civis no Sudeste da Turquia, país que se consolida como agente de desestabilização imperialista na região, em particular na Síria.

EUA com orçamento <br>militar recorde

As despesas militares norte-americanas vão superar, em 2017, qualquer montante anterior. Fazer face à «ameaça» da Rússia é o objectivo confessado.

Tropas acusadas de abuso

Soldados das missões militares das Nações Unidas, da União Europeia e da França na República Centro Africana estão no centro de um escândalo de exploração de menores.

OEA não é bem-vinda no Haiti

O grupo de candidatos que contestam os resultados da primeira volta das presidenciais no Haiti, autodenominado de G8, considera uma...

Pequim acusa EUA

Invocando a defesa da liberdade de navegação no Mar do Sul da China, os Estados Unidos da América (EUA) ameaçam...
Temas

Governo PSD/CDS favoreceu os mais ricos entre os mais ricos

Em Portugal, os milionários não pagam os impostos devidos! Esta é uma denúncia que o PCP vem fazendo há muito tempo e que agora foi confirmada pela própria Autoridade Tributária e Aduaneira num Memorando enviado à Assembleia da República.

Dos problemas laborais ao ataque à democracia

A situação laboral dos jornalistas portugueses está a atravessar um dos mais graves períodos dos últimos anos. As salas de redacção cada vez têm menos profissionais e a maior parte dos que ficam vêem as condições de trabalho piorar. Mas a fragilização dos jornalistas, e consequentemente do jornalismo, não os afecta apenas a eles mas também a todos os portugueses, assim privados – como se não bastassem razões de natureza mais profunda, de natureza política, económica e ideológica – de uma informação independente, contextualizada, rigorosa e pluralista. O que está em causa não é apenas um grupo profissional, é também a qualidade da democracia.

Argumentos
TVisto

Palavras, vozes, cabeças

Foi em «O último apaga a luz», título curioso de um programa de diálogo e debate da «RTP3», a...
Memória
Aconteceu

Cinema perde Jacques Rivette

O realizador francês Jacques Rivette faleceu, dia 29, aos 87 anos. Nascido em Rouen, Normandia, em 1928, Rivette foi um dos principais...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP Luta e Confiança...

A semana em resumo

Frases

“Ele [Portas] pediu para se encontrar com o presidente [da Comissão Europeia]. E o...