Faleceu o actor José Boavida
José Boavida, actor, encenador, professor de expressão dramática, faleceu aos 51 anos, dia 26, no Hospital Amadora-Sintra, onde estava internado, na sequência de uma paragem cardio-respiratória a 7 de Janeiro.
Numa nota em que manifesta sentidas condolências a toda a família, o Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP recorda que o actor havia assinalado 30 anos de carreira em 2015, com uma presença constante no teatro, cinema e televisão.
Nascido em Castelo Branco, iniciou-se como actor amador no Teatro Infantil de Lisboa. Depois integrou A Barraca e o Teatro Aberto, onde representou peças de Shakespeare, Ionesco, Molière ou Ibsen. No cinema trabalhou com João Mário Grilo, Inês de Medeiros, Joaquim Leitão (em «Até Amanhã, Camaradas»), entre outros. Em televisão integrou os elencos de diversas produções, nomeadamente na série «Bem-vindos a Beirais» em exibição.
Dinamizou a criação de grupos de teatro, nomeadamente o Alta Cena, na Sociedade de Instrução Guillherme Cossoul, do qual foi director artístico até 2014. Entre 1997 e 2000 pertenceu à direcção do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos. José Boavida tinha ligação ao PCP há várias décadas.