Exame de inglês suspenso
A Fenprof saudou a suspensão do exame de inglês do 9.º ano, da responsabilidade da Universidade de Cambridge, considerando que os professores portugueses «são o melhor certificado de garantia da qualidade das aprendizagens».
Esta posição da estrutura sindical foi assumida, dia 9, após a decisão tornada pública na véspera pelo Ministério da Educação de suspender o exame imposto pelo anterior titular da pasta, Nuno Crato, por «incompatibilidade dos termos de aplicação com o modelo de aferição e avaliação agora proposto».
Para a Fenprof importa agora esclarecer quais os custos para o erário público decorrentes da implementação desta prova, os compromissos assumidos com a Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, ou o «papel desempenhado pelos chamados parceiros que subscreveram o protocolo inicial».
A Fenprof congratulou-se ainda com a decisão de eliminar as provas finais de 4.º e 6.º anos, exames que em sua opinião são uma «peça-chave das políticas de elitização», saudando a criação de «provas de aferição que não são exames disfarçados de outra coisa».