Bairros municipais

No dia 5, os moradores dos bairros municipais de Setúbal entregaram na Assembleia da República quatro propostas de alteração à lei do arrendamento apoiado. «Queremos contribuir para melhorar a lei e o seu impacto na nossa vida», afirmou, citada pela Lusa, a representante dos inquilinos, Isabel Cruz, durante a audiência com os deputados da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

A mudança do cálculo de renda sobre o rendimento bruto para o rendimento líquido foi uma das propostas apresentadas, assim como a substituição do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) pelo Salário Mínimo Nacional (SMN), na formula de cálculo do rendimento mensal corrigido e a uniformização da percentagem das várias deduções para 0,1 por cento do SMN.

«De acordo com a lei em vigor, dois idosos com rendimento bruto de 700 euros pagam renda no valor mensal de 62,47 euros», informou Isabel Cruz, exemplificando que com a proposta de alteração à lei «dois idosos com rendimento líquido de 500 euros, que corresponde a 700 euros brutos, pagam renda no valor mensal de 19,06 euros».

Entre as propostas apresentadas estão ainda a eliminação do despejo administrativo e a impossibilidade de mudança de habitação por motivo de mobilidade, que actualmente permite ao senhorio terminar o contrato e atribuir outra habitação.

Em vigor desde Março de 2015, o Novo Regime do Arrendamento Apoiado, aplicável às habitações detidas por entidades da administração directa ou indirecta do Estado, autarquias ou entidades empresariais do sector do público, prevê que o valor das rendas seja calculado em função dos rendimentos brutos dos elementos do agregado familiar dos arrendatários, beneficiando as famílias com mais elementos.



Mais artigos de: Breves Nacional

Cante esquecido

O primeiro aniversário da distinção do cante alentejano como Património da Humanidade não foi assinalado pela Câmara de Aljustrel, o que, para os vereadores da CDU, reflecte «a importância que o executivo municipal dá à nossa cultura, à nossa...

Habitação com dignidade

Pedro Carvalho, vereador do PCP na Câmara do Porto, reclamou, no domingo, condições de habitação com dignidade para os moradores que ainda esperam por realojamento no Bairro do Aleixo. Após uma visita ao local, a pedido de vários residentes, o eleito comunista disse ter...

Saúde pública

No dia 6, o Grupo Municipal de Lisboa de «Os Verdes» solicitou, uma vez mais, esclarecimentos à autarquia sobre quais os edifícios, instalações e equipamentos municipais que contêm coberturas em amianto e qual a sua localização. No pedido, os ecologistas...