Abolição de portagens
A Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e Aderentes (SCAFA), no Entroncamento, acolhe, no dia 14, às 20.30 horas, uma reunião das comissões de utentes da região do Médio Tejo para debater a urgência da abolição das portagens na A23 e A13.
No dia 29, por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Torres Novas aprovou uma moção onde se apela aos deputados eleitos nos distritos abrangidos pela A23 que desenvolvam todos os esforços pela «imediata abolição de taxas de portagens em toda a extensão da A23».
No documento, aprovado por unanimidade, salienta-se que a introdução de portagens naquela antiga SCUT «tem tido consequências profundamente negativas para as populações e para o tecido económico das regiões atingidas». «Trata-se de uma dupla discriminação das regiões do interior. Com efeito, estas portagens oneram de uma forma desproporcionada e injusta as populações e as empresas do distrito de Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Guarda», refere o texto da moção, onde se alerta para o facto de não haver «alternativas à A23», uma vez que em diversos troços «a A23 foi construída sobre os anteriores itinerários, tornando inevitável a sua utilização».