Edgar Silva recebe grande incentivo
no distrito do Porto

O País precisa de justiça social

«Ne­nhuma outra can­di­da­tura con­se­guiria juntar tanta gente em plena quadra na­ta­lícia», des­tacou Edgar Silva, dia 26, a pro­pó­sito da forte mo­bi­li­zação para o jantar com apoi­antes em Pa­rada de To­deia (Pa­redes). Foi a úl­tima ini­ci­a­tiva de um dia pas­sado no dis­trito do Porto em con­tacto com po­pu­la­ções e ins­ti­tui­ções, em que o can­di­dato apoiado pelo PCP lançou fortes crí­ticas à so­lução en­con­trada para o Banif e su­bli­nhou a ne­ces­si­dade de se romper com as po­lí­ticas do pas­sado.

Os tra­ba­lha­dores e o povo não podem pagar os des­mandos da banca

A em­ble­má­tica fre­guesia pis­ca­tória da Afu­rada (Vila Nova de Gaia) re­cebeu com sim­patia e in­cen­tivo o can­di­dato co­mu­nista, que, ao início da tarde, per­correu as ruas do centro acom­pa­nhado por de­zenas de apoi­antes. As li­mi­ta­ções im­postas à pesca da sar­dinha foram re­fe­ren­ci­adas pelos pes­ca­dores com que Edgar Silva se cruzou, ho­mens que viram as suas con­di­ções de vida agra­vadas, num con­celho onde o de­sem­prego atinge ní­veis bru­tais.
Ainda em Vila Nova de Gaia, o con­celho mais po­pu­loso do dis­trito do Porto e um dos con­ce­lhos onde os pro­blemas so­ciais são mais evi­dentes, o can­di­dato a Pre­si­dente da Re­pú­blica vi­sitou o Centro de Aco­lhi­mento da Serra do Pilar, uma Ins­ti­tuição Par­ti­cular de So­li­da­ri­e­dade So­cial que in­tervém junto da po­pu­lação idosa, com centro de aco­lhi­mento e apoio do­mi­ci­liário.
Numa reu­nião com res­pon­sá­veis, em que o can­di­dato apro­fundou o co­nhe­ci­mento da re­a­li­dade local, so­bres­saiu a falta de res­posta às ne­ces­si­dades desta ca­mada da po­pu­lação, si­tu­ação que as­sume maior re­levo com a de­gra­dação da si­tu­ação so­cial.

De­sen­vol­vi­mento e jus­tiça so­cial

Em São Pedro da Cova, fre­guesia co­mu­nista no con­celho de Gon­domar, o pre­si­dente da União de Fre­gue­sias de Fân­zeres/​São Pedro da Cova, Da­niel Vi­eira, su­bli­nhou que esta é uma terra de luta, de ho­mens e mu­lheres que ao longo dos anos sempre lu­taram pelos seus di­reitos, pelos seus so­nhos e as­pi­ra­ções. Numa sala cheia de apoi­antes, des­tacou a iden­ti­fi­cação da can­di­da­tura de Edgar Silva com as tra­di­ções de luta pelos di­reitos e pela li­ber­dade que marca a his­tória deste povo.
Por seu lado, o can­di­dato pre­si­den­cial cri­ticou a si­tu­ação em que se en­con­tram as fun­ções so­ciais do Es­tado, em vir­tude de anos e anos de cortes na Saúde, na Edu­cação e na Se­gu­rança So­cial. Quanto à de­cisão sobre o Banif, con­si­derou que se trata de uma me­dida coin­ci­dente com as po­lí­ticas do pas­sado, re­le­vando a ne­ces­si­dade de romper com esse ca­minho e de as­se­gurar uma po­lí­tica que ga­ranta o de­sen­vol­vi­mento e a jus­tiça so­cial. Edgar Silva afirmou ser ina­cei­tável que, como con­sequência de op­ções po­lí­ticas, mi­lhares de mi­lhões de euros sejam ca­na­li­zados para os grandes grupos eco­nó­micos en­quanto se corta de forma cega e cri­mi­nosa nos cui­dados de Saúde.

En­tu­si­asmo e con­fi­ança

O salão do Fu­tebol Clube de Pa­rada de To­deia, no con­celho de Pa­redes, foi pe­queno para aco­lher as mais de 200 pes­soas que fi­zeram questão de afirmar o seu apoio à can­di­da­tura de Edgar Silva à Pre­si­dência da Re­pú­blica. Entre os pre­sentes con­tava-se Jaime Toga, membro da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral e res­pon­sável pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, e os man­da­tá­rios da can­di­da­tura nos oito con­ce­lhos da Or­ga­ni­zação Sub-re­gi­onal do Vale do Sousa e Baixo Tâ­mega do PCP.
Na sua in­ter­venção, Álvaro Pinto, man­da­tário no con­celho de Pa­redes, afirmou que esta é «uma can­di­da­tura ne­ces­sária e in­dis­pen­sável, de um co­mu­nista, um homem com um per­curso de vida de­di­cado à luta pela de­fesa dos mais des­pro­te­gidos, dos mais ne­ces­si­tados. Uma can­di­da­tura que não é subs­ti­tuível por ne­nhuma outra, que faz falta aos tra­ba­lha­dores, ao povo e ao País».
Numa ini­ci­a­tiva mar­cada pelo en­tu­si­asmo e a con­fi­ança, Edgar Silva des­tacou o em­penho e o tra­balho mi­li­tante da­queles que, com grande de­di­cação e mi­li­tância, or­ga­ni­zaram o jantar no dia se­guinte ao Natal. «Ne­nhuma outra can­di­da­tura con­se­guiria juntar tanta gente em plena quadra na­ta­lícia», sa­li­entou no início da sua in­ter­venção.

 

De­fender os tra­ba­lha­dores e o povo

Das in­ter­ven­ções pro­fe­ridas por Edgar Silva em São Pedro da Cova e em Pa­rada de To­deia, des­tacam-se al­gumas ideias fun­da­men­tais. Entre elas:
O Banif é um exemplo da im­por­tância de se ter um Pre­si­dente da Re­pú­blica iden­ti­fi­cado com a Cons­ti­tuição e os va­lores de Abril. Nunca um pre­si­dente iden­ti­fi­cado com estes va­lores es­taria de acordo com uma so­lução que sa­tisfaz os in­te­resses dos agi­otas em de­tri­mento dos do povo e do País.
Mar­celo Re­belo de Sousa, que é o can­di­dato do PSD e do CDS, o can­di­dato ao ser­viço dos grandes grupos eco­nó­micos, aplaudiu a so­lução en­con­trada para o Banif. Ou­tras can­di­da­turas, de resto, também acei­taram como boa a de­cisão pro­mo­vida pelo Go­verno do PS, evi­den­ci­ando bem a di­fe­rença exis­tente entre a can­di­da­tura apoiada pelo PCP e as res­tantes.
Não po­demos mais aceitar a ca­na­li­zação de di­nheiro para os grandes grupos eco­nó­micos, para que de­pois se diga que não há di­nheiro para a Saúde e a Edu­cação, para as re­formas e sa­lá­rios.
A Cons­ti­tuição não obriga a de­fender os bancos que estão na ban­car­rota; obriga, sim, que a todos seja ga­ran­tido o di­reito à Edu­cação, à Saúde e à pro­tecção so­cial. Se há um crime, há cri­mi­nosos.
Nou­tros países, os res­pon­sá­veis por crimes eco­nó­micos são in­di­ci­ados, mas em Por­tugal são pre­mi­ados. E já lá vão quatro bancos. Não po­demos es­perar que venha o pró­ximo e que os tra­ba­lha­dores e o povo con­ti­nuem a pagar os des­mandos da banca.
Esta é a única can­di­da­tura que de­fende que o Es­tado deve as­sumir o con­trolo pú­blico do sector fi­nan­ceiro, como sal­va­guarda do in­te­resse na­ci­onal, da nossa so­be­rania.
O que está em causa a 24 de Ja­neiro é a de­fesa da es­pe­rança, não per­mitir o re­gresso ao ce­nário an­te­rior às elei­ções de 4 de Ou­tubro. Não po­demos deixar que a di­reita, o PSD e o CDS, através do seu can­di­dato – Mar­celo Re­belo de Sousa – faça um ajuste de contas e im­peça que se ca­minhe para um tempo novo.
Apesar das son­da­gens, tudo está em aberto. Em de­mo­cracia os re­sul­tados cons­troem-se, con­quistam-se pelo es­cla­re­ci­mento e pela mo­bi­li­zação dos tra­ba­lha­dores e do povo.
É isso que esta can­di­da­tura tem feito di­a­ri­a­mente, con­tac­tando os tra­ba­lha­dores, a ju­ven­tude, os re­for­mados, as mu­lheres, os micro em­pre­sá­rios e todos os que, tendo sido ví­timas das po­lí­ticas dos úl­timos anos, as­piram a uma vida me­lhor. Até às elei­ções, tudo é pos­sível.

 



Mais artigos de: Presidenciais

Candidatura aberta a todos <br/>os democratas

Na se­gunda-feira, 28, Edgar Silva re­gressou ao dis­trito de Leiria, tendo vi­si­tado os con­ce­lhos de Caldas da Rainha, Bom­barral e Al­co­baça. No dia an­te­rior, par­ti­cipou num al­moço em Al­jus­trel e num en­contro em Castro Verde, no dis­trito de Beja.

Defesa dos idosos

Edgar Silva reuniu-se, dia 22, com a direcção do MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, tendo tido a oportunidade de ouvir os principais problemas que atingem esta camada da população, assim como as...

Mandatária em Setúbal

Paula Santos é a mandatária da candidatura de Edgar Silva às eleições presidenciais no distrito de Setúbal. Licenciada em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem 34 anos.Foi membro da direcção do...

Situação da infância em debate

No dia 29, a candidatura de Edgar Silva à Presidência da República promoveu a realização de uma mesa-redonda sobre a situação da infância na região de Setúbal. O encontro, que teve lugar no Auditório José Queluz da Junta de Freguesia de...

Nós Apoiamos

Acácio Carvalho – Artista plástico Ana Resende – Advogada Artur Ramon de La Féria – Médico Batista Alves – Coronel da Força Aérea (reformado) Fátima Monteiro – Dirigente sindical...