- Nº 2194 (2015/12/17)

Deputados denunciam afronta a Cuba

Breves Europa

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu declinaram o convite e denunciaram o carácter «inapropriado» de uma sessão organizada pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, na qual o orador principal foi o dissidente cubano Guillermo Fariñas, que esteve no nosso país nos dias 10 e 11.

Na missiva, os deputados consideram a iniciativa «deslocada daquilo que deve ser a missão do Gabinete do PE em Portugal», notando que Fariñas se opõe a qualquer diálogo com Cuba, advogando o seu isolamento internacional e a manutenção do bloqueio económico ao seu país.

Os deputados qualificaram a sessão como uma «afronta a um Estado soberano com o qual a República Portuguesa mantém relações diplomáticas e económicas» e «uma tentativa de interferência do Gabinete do PE nas relações bilaterais de dois estados soberanos e independentes».

A carta frisa ainda que a referida iniciativa «não acompanha, pelo contrário contraria, os desenvolvimentos positivos nas relações entre a União Europeia e Cuba, especialmente quando ocorre num período em que estão em curso importantes negociações com vista à normalização das relações entre Cuba e a UE».