Não às portagens

O PCP reagiu, no dia 5, às notícias divulgadas nesses mesmo dia quanto à intenção da IP – Infraestruturas de Portugal de introduzir novas portagens na A3 e na A4. Numa nota emitida pelo seu Gabinete de Imprensa, a Direcção da Organização Regional do Porto do Partido garante que «irá de imediato pedir explicações ao Governo» e «tudo fará para combater mais esta injustiça resultante da desastrosa governação da coligação PSD/CDS».

Para o Partido, esta notícia revela uma vez mais a «opção da coligação PSD/CDS por uma política de “terra queimada”, em que quanto pior ficar o País melhor será para os seus objectivos». Na opinião do PCP, o que as necessidades de mobilidade e de desenvolvimento económico da região reclamam «não é a criação de mais entraves e obstáculos, mas sim a revogação dos obstáculos já existentes, designadamente as portagens nas ex-SCUT». Estas, garante, confirmaram-se como uma «injustiça e um entrave ao desenvolvimento da região».

Entretanto, na segunda-feira, 7, o PCP distribuiu em vários pontos da EN 125 (Via do Infante) um comunicado aos automobilistas reafirmando a exigência de, também ali, pôr fim às portagens e dando conta do projecto de lei contendo essa proposta que foi apresentado ontem pelo grupo parlamentar comunista. O PCP sempre se opôs às portagens nas antigas SCUT, e os quatro anos passados desde que elas foram introduzidas na EN 125 (por iniciativa do PS, PSD e CDS) confirmaram a justeza da posição do Partido, tão graves que foram e são as consequências para as populações e para as actividades económicas na região.

Para que as portagens sejam abolidas resta que «aqueles que ao longo do tempo foram criticando as portagens assumam uma atitude coerente e honesta»: assim, o PS terá que decidir se «mantém a sua posição de colagem ao PSD e CDS, de submissão aos interesses das concessionárias, ou se está chegada a hora de acabar com esta injustiça».

 



Mais artigos de: PCP

PCP não abdica do seu projecto<br>e identidade

Jerónimo de Sousa esteve no fim-de-semana em Évora, Rio Maior e Azambuja a participar em iniciativas do Partido que tiveram como lema «Luta e Confiança por um Portugal com futuro».

Luta e confiança

Jerónimo de Sousa participou anteontem num almoço com militantes e simpatizantes do Partido em Campo Maior onde reafirmou que o PCP nunca deixará de ser o que é.

A exaltante vida<br>de Gabriel Pedro

Realizou-se no dia 5, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco, em Alcochete, a sessão de apresentação do livro «Acontecimentos Vividos», da autoria de Gabriel Pedro e com organização de Jaime Serra.

Travar a exploração<br>no Porto de Lisboa

O deputado Bruno Dias entregou, no dia 4, um requerimento dirigido ao Ministério do Mar e das Infra-estruturas sobre a situação laboral que se vive actualmente no Porto de Lisboa. O deputado do PCP questiona o Governo acerca de eventuais medidas que pretenda tomar para impedir a...

Faleceu Vítor Castro

Faleceu Vítor Castro, até há bem pouco tempo membro dos organismos executivos da Comissão Concelhia do Barreiro e da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP. Foi membro do Comité Central do PCP de 1979 a 2004.Tinha 75 anos. Nascido em...