Editorial
Opinião
A talhe de foice

O presumível GEC

Armando Esteves Pereira, director-adjunto do Correio da Manhã, escreveu há dias: «Costa assinou quase secretamente numa...
Actual

Coro dos golpistas

De cabeça perdida e com as camadas de verniz democrático com que se foram cobrindo a estalar, os círculos...
Actual

Às escondidas

A venda da TAP foi anunciada por comunicado para as redacções, depois de concretizada em segredo e às 11h30 da noite,...
Actual

Golpistas

Terça feira, 10 Novembro, 6h da manhã. Por todo o País erguem-se já os que, horas mais tarde, exigirão,...
PCP

Tarefas prioritárias

Consumada a ida para a rua do Governo PSD/CDS-PP, um legítimo e perceptível sentimento de alívio percorreu os trabalhadores e o povo. Os massacrados por uma política de espoliação de direitos, em cujo horizonte estava o seu aprofundamento, obtiveram uma importante vitória.

Crónica Internacional

Não só condenar

Para além da necessária e firme condenação, a criminosa carnificina de Paris obriga a extrair conclusões...
Em Foco

Alternativas e combates

O Tomo VI das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal encontra-se já nas livrarias. O lançamento realizou-se ao final da tarde do dia 12, há exactamente uma semana, perante uma plateia que encheu por completo o anfiteatro da Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Presidenciais

Novo rumo para o País

O actual Presidente da República «não respeita a vontade do povo», afirmou Edgar Silva no dia 13, dedicado ao contacto com trabalhadores, populações, eleitos e instituições em vários concelhos do Litoral Alentejano.

Cumprir a Constituição <br/>é a nossa matriz

Na cerimónia de apresentação dos mandatários do distrito, que teve lugar em Évora, no dia 12, Edgar Silva afirmou as linhas programáticas da candidatura, sublinhando que o cumprimento da Constituição é sua matriz.

Contacto com a diáspora

O candidato presidencial esteve com a comunidade portuguesa em Genebra e Nanterre (Paris), nos dias 14 e 15, tendo sublinhado as responsabilidades constitucionais do Presidente da República.

Defesa dos direitos das mulheres

No dia 13, Edgar Silva deslocou-se à sede do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em Lisboa, para melhor conhecer o seu...

No concelho de Sintra

No dia 11, Edgar Silva, acompanhado por elementos da sua candidatura, participou numa acção de...

Mandatário no Algarve

António Mendonça é o mandatário distrital no Algarve da candidatura à Presidência da...
PCP

Melhores condições<br>para avançar na luta

A derrota do Governo PSD/CDS representa uma «evolução positiva da situação política nacional que abre caminho e cria condições mais favoráveis para a luta visando a inversão do rumo de exploração e empobrecimento que foi imposto aos portugueses nestes últimos anos», garantiu Jerónimo de Sousa num almoço realizado no domingo na Marinha Grande.

O povo é que paga

Os resultados dos testes de stress realizados ao Novo Banco confirmam o que o PCP há muito vem denunciando: serão uma vez mais os trabalhadores e o povo a pagar os custos da especulação e da gestão danosa dos banqueiros.

 

Outubro

De entre as múltiplas iniciativas realizadas em todo o País para comemorar os 98 anos da Revolução Socialista de...
Trabalhadores

PR tem que cumprir

A CGTP-IN convocou ontem uma grande concentração junto ao palácio da Presidência da República para sábado, 28 de Novembro, às 15 horas.

Mais força para avançar

No 11.º Congresso da USL, o actual quadro político foi incluído nos resultados da luta dos trabalhadores desde 2011, vivendo-se hoje «o momento certo para avançar nas reivindicações e na luta».

Ofensiva nos horários

FNAC e El Corte Inglés não respeitam o direito dos trabalhadores à saúde e à vida pessoal e familiar, com mudanças de horário de trabalho que são comunicadas de véspera, protestou o sindicato da CGTP-IN no sector.

Urgência contra desemprego

«Combater o desemprego estrutural constitui uma urgência nacional», reafirmou a CGTP-IN, comentando os números do INE, há duas semanas – e vários casos recentes vieram dar-lhe mais razão.

Greve na Mailtec

Os trabalhadores da Mailtec Comunicações S.A. – empresa do grupo CTT dedicada à produção de correio...

Abuso no registo criminal

A exigência de certidão de registo criminal dos trabalhadores que têm contacto regular com menores, por parte de...
Assembleia da República

Anular a privatização

No mesmo dia em que, às escondidas e à pressa, o Governo entregou a TAP à Atlantic Gateway, o PCP propôs na Assembleia da República a anulação da privatização.

Nacional

PCP cede obras <br>de Magalhães Vilhena

O PCP doou, no dia 13, à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa as obras que integravam a biblioteca pessoal de Vasco Magalhães Vilhena. A preservação e divulgação de tão importante acervo cultural estão asseguradas.

Envelhecer com dignidade

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI vai realizar no dia 29, no Fórum Lisboa, o seu 8.º Congresso Nacional.

Nova política agroflorestal <br>e alimentar

Face à crise que vive a agricultura familiar e o mundo rural, com graves consequências sociais, económicas e sociais, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou um conjunto de propostas para uma nova política agroflorestal e alimentar.

Cavaco discrimina CPPME

No dia 13, numa carta aberta dirigida ao Presidente da República, a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e...

Conferência em Lisboa

A Comissão Promotora do Apelo «Em defesa de um Portugal soberano e desenvolvido», subscrito até ao momento por...
Europa

Pôr fim à austeridade

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 12, por toda a Grécia, em protesto contra as novas medidas do governo de Alexis Tsipras, no âmbito do terceiro memorando.

A premência da paz

O PCP condenou «veementemente» a série de atentados ocorridos na noite de sexta-feira, 13, em Paris, reivindicados pelo autodenominado Estado Islâmico.

Internacional

Pelo salário mínimo

Milhares de trabalhadores norte-americanos reclamaram, dia 10, com iniciativas em centenas de cidades, o estabelecimento de um salário mínimo de 15 dólares por hora.


Congresso do PC Alemão

Decorreu nos dias 14 e 15 de Novembro, em Frankfurt, o 21.º Congresso do Partido Comunista Alemão (PCA). Os cerca de 170 delegados...
Temas

A privatização da EDP<br>e o preço da eletricidade<br>em Portugal

O desenvolvimento económico e social de um país está dependente da energia e da eficiência como esta é utilizada. A competitividade de uma economia, que preocupa tantos em palavras mas não nos atos o poder político dominante, e o crescimento económico num mundo cada vez mais globalizado está dependente do preço da energia, pois ela entra na produção de todos os bens e serviços. É por essa razão que as empresas que dominam o mercado da energia são empresas estratégicas, pois elas condicionam não só o desenvolvimento de um país mas também o bem-estar da população, pois empresas e famílias, todas elas, necessitam e consomem energia.

Argumentos
TVisto

Sinais da doença

Bem o sabemos porque está diariamente a acontecer perante os nossos olhos e ouvidos: a probabilidade de o Partido Comunista...
Memória
Aconteceu

Novo Banco chumba teste

O Novo Banco foi uma das cinco instituições bancárias que chumbaram o chamado «teste de stress»,...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   ...

A semana em resumo

Frases

“Estou inteiramente disponível para dar o meu apoio à revisão...