Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores, criticou, no dia 4, o Governo Regional por não apresentar, na proposta de Plano e Orçamento da Região para 2016, nenhuma alteração no que diz respeito às políticas de emprego, fazendo com que a precariedade continue a aumentar no arquipélago.
O PCP considera que é urgente alterar esta política, exigindo um compromisso de responsabilidade social, em termos de criação de emprego estável e com direitos, às empresas que recebem apoios com fundos públicos.
Aníbal Pires manifestou ainda preocupação por não estarem previstas no Plano e Orçamento da Região as verbas para a substituição do navio oceanográfico por uma embarcação «capaz de apoiar a investigação científica na Região», bem como a realização das «campanhas de monitorização dos stocks piscícolas, essenciais para a definição da política de pescas».
No dia anterior, 3, o deputado apresentou um requerimento exigindo esclarecimentos sobre a redução da frequência nas ligações aéreas inter-ilhas para a operação de Inverno.