Editorial
Opinião
Actual

Calamidades

João Calvão da Silva Silva, o recém-empossado ministro da Administração Interna do Governo PSD/CDS esteve...
Crónica Internacional

Agenda reaccionária

O quadro de crise geral do capitalismo repercute-se no aumento cavado das desigualdades e assimetrias no mundo. O que também significa...
Actual

E o Óscar vai para…

Desde 2010 que a associação de editores de jornais e revistas da Alemanha entrega o Prémio «Europeu do...
Actual

Peditório pixel

«Vamos pôr o Sequeira no lugar certo» é o título da campanha que o Governo, o Museu Nacional de Arte Antiga,...
A talhe de foice

Suseranias

A suserania que a direita julgava exercer sobre o País mergulhou numa piscina de água gelada em 4 de Outubro passado e, desde...
PCP

Luta de classes<br>motor do desenvolvimento<br>e transformação social

Apesar do enorme esforço do poder dominante e dos meios de comunicação postos ao seu serviço para fazer crer que a luta de classes é coisa do passado, e que vivemos um tempo em que os «superiores interesses do País» dizem respeito a todos e devem ser colocados em primeiro plano pelo grande patronato e trabalhadores e pelos chamados partidos do «arco da governação», a luta de classes esteve, está e estará presente na vida quotidiana e na luta que se trava na sociedade.

Em Foco

A Revolução que mudou o mundo

A grande revolução socialista de Outubro de 1917, na Rússia, foi um dos mais marcantes acontecimentos do século XX e de toda a história da Humanidade: pela primeira vez, uma revolução não se propôs substituir uma forma de exploração por outra, mais avançada, mas sim abolir toda a exploração e opressão e a construir uma sociedade sem classes – a «Terra sem Amos» de que fala A Internacional. Cercado e atacado desde o primeiro dia, confrontando-se com tarefas inéditas e gigantescas, o primeiro Estado socialista concretizou feitos notáveis e impulsionou a luta dos trabalhadores e dos povos, mudando por completo a face do planeta. A Revolução de Outubro permanece nos nossos dias como a principal referência para quem luta pela soberania, a democracia e o socialismo.

Presidenciais

A candidatura<br>dos que não se rendem

«Este é um tempo que não é de atentismo e expectativa. É antes um tempo de iniciativa e acção», afirmou Jerónimo de Sousa sábado passado no Barreiro, num grande comício onde reiterou que «há condições para dar respostas a urgentes problemas e aspirações dos trabalhadores e de vastas camadas da população», e assegurou que esse é o compromisso do PCP e por ele continuará a bater-se em todas as frentes.

Ser o garante da soberania<br>e independência

«Como candidato ou como Presidente da República defenderei, intransigentemente, os ideais libertadores de Abril, a nossa Constituição da República e o regime democrático que ela consagra e projecta».

Em defesa de Abril<br>e da Constituição

A afirmação dos valores de Abril e a defesa e o cumprimento da Constituição são a base programática da candidatura de Edgar Silva à presidência da República. O candidato comunista participou duma sessão pública em Beja, onde foi recebido com entusiasmo. Apresentou o seu programa, defendeu a regionalização, criticou o actual presidente da República e, sobre as próximas eleições, afirmou que não há vencedores antecipados e «tudo está em aberto».

Edgar Silva com a CGTP-IN

Edgar Silva promoveu um encontro com a CGTP-IN, tendo a oportunidade de apresentar as linhas fundamentais da sua...

«É tempo de virar a página»

Edgar Silva esteve no dia 28 de Outubro no Funchal, numa sessão pública onde defendeu que uma «estratégia de defesa...
PCP

Esclarecer e mobilizar

Dar a conhecer as respostas aos problemas e aspirações mais urgentes dos trabalhadores e do povo defendidas pelo Partido é o objectivo das acções de contacto directo que hoje se realiza com distribuições em todo o País.

Em defesa da escola pública

Num encontro realizado no dia 28, PCP e Fenprof manifestaram a sua determinação em inverter muitas das políticas educativas prosseguidas nos últimos anos.

Ouvir, debater e propor

Uma delegação do PCP, da qual fazia parte o deputado Paulo Sá, esteve reunida no dia 26 de...

Instabilidade previsível

Reagindo aos discursos de Cavaco Silva e Passos Coelho na tomada de posse do novo Governo PSD-CDS, o dirigente comunista João Oliveira...

O tempo não explica tudo

O Governo Regional dos Açores tem que assumir a responsabilidade pela reparação dos prejuízos ocorridos...

Resíduos perigosos

Uma delegação do PCP recebeu, na sexta-feira, 30, o executivo da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro...
Trabalhadores

Rejeitar o Governo <br/>para mudar de política

A CGTP-IN agendou uma concentração na AR para o dia em que são votadas as moções de rejeição ao Governo, para reafirmar a recusa popular do Executivo PSD/CDS, reclamar uma resposta positiva às suas propostas e exigir uma nova política.

Governo desrespeita compromissos

A 15 de Outubro expirou o prazo para que o MEC pagasse a primeira fatia do financiamento devido às escolas de ensino artístico especializado. A Fenprof considera a situação inaceitável e exige acções inspectivas.

Em defesa do sector ferroviário

Num plenário realizado dia 3 frente à Assembleia da República (AR), organizações representativas dos trabalhadores ferroviários denunciaram a acção destrutiva do anterior Governo e reclamaram à «nova maioria» uma nova política para o sector.

Mais pobreza e desigualdade

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinalou a 17 de Outubro, a CGTP-IN alertou...

Precariedade e desemprego na PT

Tendo como propósito intensificar a luta contra o trabalho precário e discutir e aprovar um caderno reivindicativo a...

Deficiência e docência

Realiza-se no dia 21, em Lisboa, o encontro nacional «A deficiência e o (no) exercício da profissão...
Nacional

Prioridades para o futuro

A Direcção Nacional (DN) da JCP esteve reunida, nos dias 24 e 25 de Outubro, em Lisboa, para discutir e analisar a situação política e social que os jovens portugueses vivem e traçou linhas de trabalho para intensificar a luta por uma sociedade e um mundo mais justos.

Lei desumana

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) exige a revogação da nova lei que altera o regime especial de protecção na invalidez, um desumano e inaceitável retrocesso no direito à protecção social.

Reforço do investimento <br>em Palmela

A recuperação e consolidação da saúde financeira do município de Palmela permitiu a aprovação de um Orçamento para 2016 e das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019 com uma reforçada capacidade para acolher novos investimentos, desagravar os impostos municipais e reforçar o apoio às famílias e ao movimento associativo.

Rigor em Alcochete

A Câmara de Alcochete aprovou, por maioria, no dia 2, o Orçamento para 2016, no valor de 20,7...

Morreu José Fonseca e Costa

O realizador José Fonseca e Costa faleceu no dia 1 de Novembro, em Lisboa, aos 82 anos, vítima de uma pneumonia. Ontem,...

Revista Poder Local

«Poder Local Democrático e Participativo» é o tema do segundo encontro da Revista Poder Local. A iniciativa...
Europa

Dinamarqueses protestam

Cerca de 30 mil estudantes, professores e pessoal não docente manifestaram-se, dia 29, nas duas principais cidades do país, contra os cortes no sistema público de Educação.

Para a Greve Geral

Mais de 600 sindicatos gregos participaram na jornada de luta de dia 22, convocada pela PAME, inserida na mobilização para a greve geral do próximo dia 12.

Internacional

Paz tarda e barbárie prossegue

Conversações de paz em Viena terminam sem acordo para a pacificação da Síria. No território, o governo com apoio aéreo russo faz recuar os grupos armados, que recorrem à barbárie à espera da ajuda dos EUA.

Turquia amordaçada

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) falhou o propósito de alcançar dois terços dos deputados nas legislativas antecipadas na Turquia, apesar de ter vencido um sufrágio marcado pela repressão e a violência.

Hospital bombardeado

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) exigem que a Arábia Saudita assuma que destruiu um centro de cuidados médicos da organização humanitária no Norte do Iémen e «se comprometa a facilitar a ajuda humanitária».

As lições de Porto Rico

No passado dia 21 de Outubro, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se finalmente sobre a crise financeira de Porto Rico, defendendo...

Presidente ucraniano mais rico

Petro Poroshenko viu o seu património crescer entre 2014 e 2015. O presidente ucraniano é alegadamente um dos poucos magnatas...
Temas

Tópicos de reflexão<br>para uma política teatral, por vir

Uma política para o Teatro em Portugal foi coisa que, desde os primórdios, nunca houve. Existiram sim desígnios régios com a presença de Gil Vicente na Corte e encomendas de libretos operáticos, inclusive ao veneziano Carlo Goldoni, um dos mais importantes autores setecentistas, em ambos os casos asfixiados e amputados pela Inquisição e, posteriormente, arremedos malévolos (durante o fascismo, o controlo do Teatro Nacional, com fins de propaganda oficial, por António Ferro) e tentativas mais ou menos bem-intencionadas (Garrett no século XIX, esboços vários de definição após Abril), mas, em todo o caso, sempre ensaios desgarrados, pontuais, isolados, casuísticos e por vezes contraditórios enquanto iniciativa legislativa do Estado.

Argumentos
TVisto

Segurança alimentar

Talvez por cansaço da abordagem de temas políticos, talvez por algum peculiar fastio perante o actual encaminhamento da vida...
Sociedade

Alertas na alimentação

«Carne, peixe, não. Uns douradinhos, um bocadinho de atum uma vez por outra umas costeletas de porco, umas febras ou assim......
Memória
Aconteceu

Lenine Cunha conquista ouro

O atleta português Lenine Cunha conquistou a medalha de ouro no triplo salto F20 (deficiência intelectual) nos Mundiais de...

China adianta-se na ciência

A China vai construir o maior acelerador de partículas do mundo, com pelo menos o dobro do tamanho do acelerador europeu do CERN,...

Reuniões e iniciatiivas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Luta e confiança...

A semana em resumo

Frases

“O Governo que agora toma posse não tem o apoio da maioria Parlamentar e deve...