- Nº 2180 (2015/09/7)

História e muito futuro

Festa do Avante!

Image 18936

Para além da grande exposição política, no Espaço Central foram evocados acontecimentos e realizações que marcaram de forma indelével a história do Partido, do País e do mundo, com repercussões na actualidade e no futuro. A comemoração dos 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, que ocupava um conjunto de painéis bem no centro do Espaço Central era visto não como uma lembrança do passado, mas como uma fonte de ensinamentos para impedir o retorno do fascismo e da guerra: lutar pela paz e contra o imperialismo são, pois, questões centrais.

Os 40 anos da Reforma Agrária e das Nacionalizações, duas das principais conquistas da Revolução de Abril, foram assinaladas num grande painel, que ocupava a parede exterior do Fórum de debates. Uma vez mais, não se tratava de uma mera lembrança, pois no Portugal com futuro por que se bate o PCP a terra será para produzir e a economia estará ao serviço do bem estar da maioria do povo e não dos lucros de uns poucos. O mesmo se passava com o painel alusivo ao Cante Alentejano e à sua consagração como Património da Humanidade: um povo fiel às suas tradições foi, em diversas ocasiões, capaz de tomar nas suas mãos os seus destinos e colocar-se na vanguarda da luta pelo pão, o trabalho, a paz e o progresso. E, acrescentamos, sê-lo-á uma e outra vez!

História e futuro estiveram também de braços dados nos locais consagrados à imprensa do Partido. Tanto nos dois painéis evocativos do percurso, características e natureza da imprensa comunista, como no prelo operado por antigos tipógrafos clandestinos, sobressaía a importância decisiva do Avante! e de O Militante na formação política dos militantes, na batalha ideológica e no alargamento do prestígio do Partido.

A constante alegria que emanava do sempre repleto Café da Amizade e o rebuliço do espaço Adere ao PCP, sempre cheio de visitantes da Festa que procuravam, junto de eleitos e dirigentes comunistas, esclarecer dúvidas e vencer hesitações (muitos só saíram de lá após preencher a sua ficha de adesão ao Partido) fizeram também o dia-a-dia do Espaço Central.