População de Dresden contra xenofobia

Cerca de cinco mil pessoas manifestaram-se, dia 29, na cidade alemã de Dresden, capital da Saxónia, para dar as «boas-vindas» aos refugiados instalados neste estado, que tem sido palco de graves incidentes xenófobos.

A acção, promovida pela Aliança AntiNazi, foi encabeçada por uma faixa com a inscrição, «Impedir hoje os pogroms de amanhã», e esteve rodeada de um forte dispositivo policial.

Inicialmente as autoridades proibiram o desfile, receando confrontos com grupos de extrema-direita. Porém, o tribunal de Dresden invalidou a decisão, considerando que as forças de segurança dispunham de meios suficientes para assegurar a ordem.

Os manifestantes puderam assim dar uma resposta vigorosa ao partido neonazi NPD que, no fim-de-semana anterior, havia organizado protestos contra um centro de refugiados, recentemente inaugurado nos arredores de Dresden.

Na semana passada, dois incêndios de origem criminosa deflagraram numa antiga escola de Salzhemmendorf (Baixa-Saxónia) e um ginásio em Nauen (Brandenburg) que estavam a ser preparados para acolher refugiados.




Mais artigos de: Europa

Muros desumanos

Vários países europeus têm vindo a alargar vedações e a reforçar efectivos para impedir a entrada de refugiados, cujo fluxo crescente só tem paralelo com o êxodo da II Guerra Mundial.

A UE, o imperialismo<br>e a crise dos refugiados

Todos os dias nos chegam imagens chocantes com centenas de seres humanos fugindo da guerra, da pobreza e de outros dramas sociais e humanos, tentando chegar aos países da União Europeia, atravessando o Mediterrâneo ou tentando a via terrestre através da...