Exige-se explicações
A deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga, Carla Cruz, questionou o Governo sobre o adiamento de cirurgias de ortopedia, no passado dia 6 de Agosto, por falta de médicos anestesistas no Hospital de Braga; qual a avaliação que o executivo faz do tempo de espera para cirurgia naquela unidade, qual o tempo de espera para 1.ª consulta e o que pretende fazer para que sejam cumpridos os tempos máximos garantidos em portaria recente; quantos anestesistas existem no quadro de pessoal, se o Ministério da Saúde confirma a contratação de profissionais a empresas de trabalho temporário e quantos estão nesta situação.
As questões foram suscitadas depois de um doente ter denunciado o adiamento de uma cirurgia ortopédica de que estava à espera há mais de seis meses, tendo a nova intervenção sido marcada para uma data... anterior à cirurgia suspensa.
Este caso e tantos outros mostram que a parceria público privada no Hospital de Braga é nociva para os utentes e desmente a propaganda sobre os benefícios da gestão privada, afirma o PCP.
Carla Cruz endereçou igualmente ao Governo questões relacionadas com o fecho das extensões de Carapeços, Alheira e Silveiros, do Centro de Saúde de Barcelos, pretendendo saber se a tutela confirma os encerramentos, quais as razões e se são definitivos, quantos utentes são atingidos e quais os custos adicionais que estes vão ter de suportar.
Numa terceira pergunta, a deputada eleita pelo círculo eleitoral de Braga nas listas da CDU, questionou a Secretaria de Estado da Cultura sobre a situação do museu Diogo de Sousa, nomeadamente quanto à falta de arqueólogos, colocando em causa os objectivos daquele equipamento, e quanto à necessária requalificação do espaço.