PS, PSD e CDS tentam, mais uma vez, enganar os algarvios
Mudança necessária no Algarve
Jornada de afirmação

Com a participação de Jerónimo de Sousa, no Algarve tiveram lugar, no sábado, 15, três importantes iniciativas da CDU, que envolveram muitas centenas de pessoas.

Em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, realizou-se o já habitual Convívio de Verão, que, num espaço de lazer ao ar livre, reuniu cerca de 300 activistas da Coligação PCP-PEV.

Seguiu-se uma visita à Feira Medieval de Silves, organizada pela Câmara Municipal, de maioria CDU. Ali foi possível contactar com os muitos visitantes e vendedores presentes no certame.

No final do dia teve lugar um grande jantar-comício no Pavilhão da FISSUL, em Silves, que contou com a participação de mais de 450 pessoas e que serviu para apresentar a lista da CDU pelo Algarve, encabeçada por Paulo Sá, de 50 anos, professor na Universidade do Algarve.

Catarina Marques (38 anos, professora), Joana Sanches (34 anos, enfermeira), Brasão Costa (63 anos, médico), Filipe Martins (35 anos, agente imobiliário), Paula Longa (59 anos, médica), Luísa Luís (43 anos, professora), Tiago Jacinto (35 anos, operário polivalente), Luís Santos (34 anos, empregado de comércio), Matilde Mendonça (68 anos, reformada), José Raimundo (66 anos, mariscador), Manuel António (58 anos, operário na Câmara de Vila Real de Santo António), Ana Viana (50 anos, técnica superior) e Ricardo Martins (22 anos, licenciado em ciências da comunicação) completam a lista da Coligação PCP-PEV, cuja mandatária é Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves.

Situação dramática

Depois de Paula Vilallonga, do Partido Ecologista «Os Verdes», interveio Paulo Sá, que alertou para a degradação dos cuidados de saúde no Algarve. Como exemplo, falou da recente decisão de suspender a assistência às grávidas no Hospital de Faro durante os meses de Agosto e Setembro, reencaminhando-as para um hospital privado. «Desta forma, o Governo não só debilita o Serviço Nacional de Saúde (SNS), impedindo-o de cumprir de forma adequada a sua função, como favorece as unidades de saúde privadas, transformando a saúde num negócio», denunciou.

Jerónimo de Sousa manifestou confiança que a CDU irá eleger novamente um deputado pelo Algarve, aumentando o número de votos e a percentagem.

Vila Real de Santo António
Defender os algarvios

No Convívio de Verão, realizado no sábado na Mata de Monte Gordo, com a presença de Jerónimo de Sousa, Paulo Sá valorizou o intenso trabalho desenvolvido na Assembleia da República pela CDU nos concelhos do Baixo Guadiana.

Como exemplo, o primeiro candidato deu conta da apresentação de três projectos de resolução, um dos quais propunha a dinamização da actividade portuária como instrumento de desenvolvimento económico da região algarvia. «Propusemos a valorização do Porto Comercial de Vila Real de Santo António, nas valências marítimo-turísticas e de transporte de passageiros, assim como a realização de dragagens visando repor as condições de navegabilidade do rio Guadiana desde a barra até ao Pomarão», informou.

Nos outros dois projectos de lei, o Grupo Parlamentar do PCP recomendou ainda ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar – um projecto que teria um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na fixação da sua população – e que apoiasse a cultura da figueira-da-índia, que poderia dar um contributo relevante para a dinamização da economia dos concelhos de Alcoutim e de Castro Marim e permitiria aos proprietários de terras incultas ou subaproveitadas obter um rendimento significativo e sustentável.

Na última Legislatura, foram ainda realizadas meia centena de reuniões, visitas e contactos com diversas entidades e organizações.

A encerrar a iniciativa, Jerónimo de Sousa sublinhou, entre muitos outros aspectos, a hipocrisia do Governo, que pretende criminalizar o «abandono de idosos» quando este foi o primeiro, pela sua política de empobrecimento e exploração, a conduzir milhares de idosos a uma situação insustentável.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: